A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) de Cubatão, por meio do Departamento de Educação Ambiental, realizou mais uma ação do ‘Projeto Minhoca Amiga’ nesta quarta-feira (23). A atividade foi destinada a 24 professores da unidade de ensino Padre José de Anchieta, no Jardim Costa e Silva.
O projeto consiste na capacitação dos professores para trabalharem com a compostagem junto aos alunos e a utilização dessa importante ferramenta ambiental no ambiente escolar. Na palestra, em forma de ‘roda de conversa’ ministrada pela diretora de Educação Ambiental Patrícia Barbosa, os educadores aprenderam sobre a necessidade de se reduzir a produção de lixo, em especial dos resíduos orgânicos, que podem ser aproveitados na compostagem, gerando adubo para plantas e criando biofertilizante a ser utilizado nas hortas.
Uma composteira foi deixada na escola e o objetivo é fazer com que eles reciclem o resíduo orgânico gerado na unidade. “A compostagem nada mais é que a reciclagem do lixo orgânico. É importante levar a informação de que todo o resíduo desse tipo pode retornar ao ambiente de forma natural evitando o 50% do descarte dos resíduos”, disse Patrícia. Até agora, foram distribuídas pelo menos 30 composteiras em unidades escolares.
Texto e fotos: Secom Cubatão