A cidade de Cubatão foi destaque no telejornal ‘Bom Dia Brasil’, da Rede Globo, nesta terça-feira (12). A reportagem destacou a recuperação ambiental do município destacando a cidade como “um exemplo de mudança positiva no país num momento de discussão climática no mundo inteiro’, conforme informou a âncora Ana Paula Araújo, colhendo os frutos das mudanças positivas na qualidade do ar: há pelo menos 30 anos, a cidade não registra episódio crítico de poluição atmosférica. A reportagem pode ser assistida AQUI ou copiando e colando este link: https://globoplay.globo.com/v/13092298/ e também está disponível nas redes sociais da Prefeitura no Instagram e Facebook @prefeituradecubatao .
Em pouco mais de três minutos, a reportagem faz um retrospecto aos anos de 1970 e 1980, quando Cubatão sofria com a poluição atmosférica, e mostra as ações pontuais realizadas ainda naquela época que mudaram por completo a realidade do município. O trabalho atuante da Prefeitura Municipal de Cubatão, em parceria com os órgãos ambientais como a Cetesb, e com apoio vigilante do Ministério Público Federal e Estadual estabeleceu-se como fator principal no diálogo com as empresas, tanto para fiscalização quanto para a execução de projetos ambientais que promoveram o combate à poluição. O corpo de leis Federais e Estaduais que nos últimos anos foram sendo regulamentadas para apoio às questões ambientais fortaleceram a fiscalização e o cumprimento das regras que precisam ser cumpridas pelas empresas que se mantêm na cidade, com destaque para a Lei de Crimes ambientais 9605/1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.
“Vale destacar que Cubatão é pioneira na questão dos eventos climáticos, a começar pelo programa de recuperação ambiental da cidade, resultado de um esforço conjunto dos governantes, do setor produtivo e da sociedade civil que se tornou um exemplo de que é possível ser resiliente, superar os desafios ambientais e construir um futuro sustentável”, comentou Fabrício Lopes, na gravação da reportagem então secretário de Governo, hoje secretário adjunto na mesma pasta. Lopes destaca que nos anos 80, filtros especiais foram instalados nas indústrias como forma de controlar a emissão de poluentes no ar, além da adoção de normas mais rígidas quanto à utilização de recursos hídricos e despejo de material na natureza. Foram diversas ações simultâneas e calcula-se que foram investidos US$ 3 bilhões em ações como instalação de filtros em chaminés, despoluição dos rios e córregos e um rigoroso gerenciamento de todos os resíduos produzidos, tudo isso dentro de um plano de controle com medições das emissões de gases no ar.
O Governo realizou a recuperação da Mata Atlântica e replantio de árvores, buscando restabelecer a vegetação nativa e trazer de volta espécimes que haviam desaparecido do ecossistema devastado. Cubatão conseguiu controlar 98% dos poluentes lançados no ambiente. Após o plano, que inclusive contou com uma técnica pioneira de replantio em que foram jogadas pequenas mudas de árvores nativas da Mata Atlântica por meio de helicópteros que sobrevoaram a serra, a cidade foi reconhecida na Conferência sobre o Meio Ambiente da ONU, a ECO 92, como Exemplo Mundial de Recuperação Ambiental. Em 2012, na Rio+20, a cidade teve um stand em que pode mostrar a todos os países ali representados , as mudanças significativas que viveu e que até hoje produzem frutos, servindo de exemplo para o planeta nessa questão.
A reportagem também mostra as estações de medições da poluição no ar administradas pela Cetesb que captam dados durante todo o dia; rios e os resíduos despejados pelas indústrias também são monitorados. Os pátios logísticos, que recebem cerca de três mil caminhões e carretas por dia, irrigam as ruas de terra e cascalho com água de reuso para evitar o material particulado. O resultado de toda essa força-tarefa de maneira constante
De olho na qualidade ambiental, mudanças climáticas e segurança da população, o Governo Municipal por meio da Secretaria de Meio Ambiente, contratou o serviço de elaboração do plano de arborização urbana para definir o planejamento, implantação e manejo da arborização no município. O trabalho consiste no mapeamento, identificação e catalogação das árvores existentes na cidade, com objetivo de promover as adequações na arborização necessárias em razão dos eventos climáticos extremos. Já como ação concomitante, nos últimos 8 anos, a Prefeitura promoveu o plantio de 1.000 mudas de espécies nativas como forma de melhorar a qualidade do ar e de vida da população. O resultado é a volta do guará vermelho ao mangue, ave símbolo de recuperação da cidade que embeleza e ainda surpreende quem a conhece.
Por: Secom Cubatão
Foto de capa: Arquivo PMC
Fotos: Reprodução