...

Regularização fundiária em Cubatão: escrituras definitivas são entregues a moradores de 5 bairros

Programa já beneficiou mais de 4 mil famílias da cidade nos últimos dois anos
  • 4 min de leitura

Mais 60 famílias de Cubatão foram contempladas pelo Programa de Regularização Fundiária implantado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab). As escrituras definitivas foram entregues a moradores da Vila Natal, Caminho 2, Beira-Rio, Vila São José, Jardim Real e Jardim Nova República. Desta vez, o ato de entrega ocorreu na quinta (6), no auditório da Secretaria de Emprego.

A solenidade contou com a participação de várias autoridades municipais, além da presença do Dr. Rodrigo Pinati da Silva, Juiz de Direito da 2ª Vara da Comarca de Cubatão e diretor do Fórum de Justiça no município. O Programa Permanente de Regularização Fundiária Plena de Núcleos Urbanos Informais e Favelas ‘Solo Seguro’ tem o objetivo de assegurar direitos sociais e econômicos, como inclusão social, segurança jurídica, desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

A frase mais dita entre as autoridades que compuseram a mesa sobre a importância do ato foi “segurança jurídica”. A começar pelo prefeito Ademário Oliveira, que fez questão de destacar a presença significativa do juiz Rodrigo, que no ato ainda representou o Corregedor-Geral de Justiça do Estado Francisco Loureiro, e de Marcelo Antunes Gomes, 1º Tabelião de Cartório de Notas e Protestos de Cubatão. “Para todos os que vieram receber este título tão esperado, importante dizer que é fruto do trabalho, especialmente, dos servidores da Sehab, entre outros setores da Prefeitura”, resumiu o prefeito.

De fato, é um momento de tamanha importância e de transformação na vida dessas pessoas que vieram buscar algo tão aguardado. Que seja o começo de uma nova fase, com a tranquilidade jurídica de que este título é definitivo”, ressaltou Dr. Rodrigo Pinati. Neste mesmo sentido, Marcelo Antunes também pontuou  a importância do acontecimento. “Sei que vocês esperam por anos, décadas até, mas esse dia chegou e isso é o que importa. O que vale é a conquista que este ato representa”, disse.

Vale ressaltar que o Programa já beneficiou mais de 4 mil famílias na cidade em diversos bairros desde 2017, quando teve início o processo. O evento desta quinta também fez parte da semana dedicada ao projeto ‘Solo Seguro Favela’, da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), que está entregando em todo o Brasil documentos de propriedade para pessoas que já possuem a posse legal, mas não têm a escritura do imóvel em que moram. Cubatão faz parte desse processo.

Regularização Fundiária em Cubatão – Essa missão intensificou a partir de 2017, quando o atual Governo Municipal avançou nas tratativas de áreas urbanas informais sobre a posse do terreno. Primeiro, recebeu da União a propriedade das terras; depois, dentro de um processo minucioso e recheado de etapas, identificou cada família, entregando a escritura definitiva ao final do processo sem custo para os cidadãos. Diversos núcleos habitacionais foram beneficiados, como Jardim Nova República, Vila São José, Beira-Rio, Vila Natal, Conjunto São Francisco (Vila Nova), entre outros.

Conhecida como Reurb, a regularização fundiária é um processo legal e administrativo que visa a regularizar áreas urbanas informais ou irregulares, proporcionando segurança jurídica aos ocupantes e moradores dessas localidades. “É uma política pública relativa ao Direito Social de Moradia que integra a Constituição Federal. Esse procedimento foi regulamentado, permitindo que comunidades que historicamente viviam em condições precárias tenham acesso a direitos básicos como água, luz, saneamento e infraestrutura adequada”, explica Ana Carolina Correia Rosa, diretora de Regularização Fundiária da Sehab.

Os municípios são os agentes legitimados a executar a regularização nos núcleos informais ou irregulares, melhorando a infraestrutura, quando necessário, e entregando aos cidadãos o registro de sua escritura. “Esse processo de Reurb depende de impulso e andamento por parte da Prefeitura Municipal. Uma tarefa que, por sua própria natureza, é complexa e trabalhosa de realizar”, emendou a diretora, que no ato também deixou a sua mensagem de satisfação por fazer parte do trabalho. “Entregar este título para pessoas que estão aguardando a escritura há 30, 40 anos, tem um significado muito grande”, enfatizou.

Demais presenças –  Vários secretários prestigiam o evento: Fabrício Lopes (Governo e Turismo), Cláudio Barazal (Comunicação), Genaldo Santos (Finanças), Wesley Freitas (Assistência Social), Wilney José Fraga (Planejamento) e Renata Almeida (chefe de Gabinete), além de representantes do Conselho Municipal de Habitação.

 

Textos e fotos:  Secom Cubatão

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito Ademário Oliveira
Vice-Prefeito Ivan Hildebrando

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais