Saiba como está a obra do novo CAPS e a construção do CAPS Infantojuvenil

Complexo vai contar ainda com Ambulatório; obras estão em andamento no Jardim São Francisco

A população de Cubatão, por meio da Prefeitura, terá em breve novas instalações para o atendimento em Saúde Mental. Está em fase final a construção de um complexo reunindo um novo prédio para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), um Ambulatório em Saúde Mental e o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSij). Conforme a Secretaria Municipal de Obras, o funcionamento no novo local deve acontecer até o final deste ano.

O complexo está sendo erguido no terreno onde antigamente era a Casa de Atendimento Menino Felipe (Camefe), na Rua Manoel Leal, s/nº, no bairro Jardim São Francisco. São três prédios, um para cada serviço, com acessos independentes e pelo menos 60 salas de atendimento. A Secretária de Saúde, Andrea Pinheiro, conta como foi desenvolvida a ideia do projeto: “Já estávamos pensando na ampliação da estrutura do CAPS desde antes da pandemia e a chegada do coronavírus só fortaleceu em toda a sociedade a importância da Saúde Mental como um direito para todos”.

O Ambulatório de Saúde Mental oferecerá consultas com psiquiatras, psicoterapia individual e em grupo, e dispensação de medicamentos. Já o CAPS Adulto oferece atendimento multissetorial com atividade física, passeio, recreação com profissionais de diversas áreas.

O prefeito Ademário Oliveira visitou as obras do Complexo de Saúde Mental e destacou o impacto positivo da obra na vida de quem precisa de atendimento que estende ao próprio bairro: “Além das novas construções, a praça em frente ao Complexo foi reformada. Este empreendimento vai trazer nova vida ao entorno, movimentando essa  localidade e ocupando um espaço que estava ocioso. Seguimos trabalhando com planejamento e oferecendo infraestrutura para toda comunidade”.

Caps Infantojuvenil – A equipe do CAPS Infantojuvenil (CAPSij) será composta por várias especialidades em Saúde alinhadas às especificidades da atenção psicossocial a crianças e adolescentes com sofrimentos mentais diversos. A inauguração da unidade irá completar a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município junto aos serviços para adultos já existentes na cidade.

O sofrimento de crianças e adolescentes possui características próprias, exigindo assim a criação de um espaço específico. O CAPSij vai oferecer assistência interdisciplinar por meio da construção de Projetos Terapêuticos Singulares, com ações de inserção social, oficinas terapêuticas e atividades socioculturais e esportivas dentro e fora do equipamento e em articulação com a rede municipal.

O equipamento conta com espaço físico para atendimentos individuais e de grupos, além de área aberta para realização de atividades diversas compatíveis as novas formas de cuidados em Saúde Mental e, além disso, com uma ambiência terapêutica e acolhedora para o público infantojuvenil.

A obra – Os  edifícios contam com infraestrutura moderna e materiais de primeira linha, conforme  o responsável técnico e autor do projeto, o arquiteto e urbanista da Prefeitura Amaury Barros de Souza: “É um direito de todos. Será um local importante na recuperação dos pacientes, que terão ambientes mais estimuladores, propícios à evolução positiva dos casos, aumentando as chances de bons resultados no tratamento. Em meus  quase 38 anos de carreira na prefeitura, essa é uma das melhores obras que vi quanto à qualidade da execução e das instalações”.

As três edificações foram revestidas de cerâmica, cada prédio com uma cor diferente: azul (Ambulatório), verde (Caps Adulto) e laranja (Caps Infantil). Este último ainda conta com playground e salas para atividades internas. As unidades possuem acessibilidade, conforme a legislação vigente. O local será entregue com câmeras de segurança e aparelhos de ar-condicionado.

De acordo com a Secretaria de Obras, os empreendimentos contam com investimento da empresa Cesari, cerca de R$ 4 milhões, em uma parceria com a Prefeitura de Cubatão por meio de um TAC, termo de ajustamento de conduta, e atende às exigências da Vigilância Sanitária.

Por: Alessandro Atanes/SMS e Ismael Pereira/Secom
Fotos: Thiego Barbosa/Secom