Secretaria de Educação realiza primeira oficina sobre saúde fonoaudiológica na escola

Capacitação ocorreu na Câmara Municipal nesta terça-feira (29)

Profissionais da educação da rede municipal de ensino de Cubatão participaram na manha desta terça-feira (29), no Anfiteatro da Câmara Municipal, da primeira oficina sobre Desenvolvimento da Linguagem Infanto-Juvenil, ministrada pela fonoaudióloga Luiza Salles Moreira e promovida pela Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde, para detecção e prevenção dos distúrbios fonoaudiológicos na escola.
Problemas como alterações da fala, linguagem oral, gagueira, disfonia e dificuldades na leitura e escrita, são alguns dos diversos distúrbios apresentados pelas crianças que chegam ao Centro de Especialidades Pediátricas, situado na Av. Martins Fontes, 160 – Vila Nova, onde anualmente 300 novos casos são registrados e atualmente há 550 crianças sendo atendidas. Essas crianças, além dos distúrbios, chegam ao tratamento apresentando dificuldade no aprendizado e com queixas de comportamento na escola. Tudo isso acontece porque hoje as crianças são enviadas ao tratamento tardiamente, e a finalidade deste encontro e de demais ações levantadas é o de antecipar o encaminhamento e tratamento, garantindo uma melhora social e escolar.
“Temos visto em nosso município que o tratamento fonoaudiológico em crianças, tem acontecido de forma tardia, onde os distúrbios já estão avançados. A intenção deste encontro é iniciar um trabalho preventivo, onde a criança possa ser encaminhada já na educação infantil, através da observação e coleta de dados dos professores em sala de aula!”, afirmou a Mestra em Fonoaudióloga Luiza Salles Moreira, graduada em fonoaudiologia pelo Centro Universitário Lusíada (1999) e pós-graduada (lato senso) em fonoaudiologia clínica pelo Centro Universitário Lusíada (2004), e que há 19 anos atua no Serviço de Especialidades Pediátricas de Cubatão.
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI