A Secretaria de Educação (Seduc) de Cubatão realizou uma atividade iniciando a ‘Semana do Brincar’. Nas escolas da rede, a programação começa no dia 25 de maio e segue até 2 de junho em um movimento que faz referência ao ato de brincar como um dos processos inerentes ao ser humano e sua importância para o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo, comunicativo, dentre outros.
A Seduc desenvolveu um material para compartilhar com as escolas, para que os coordenadores pedagógicos trabalhem com os professores e realizem as atividades com os alunos. As brincadeiras de rodas são temática da Semana do Brincar 2024. Participam todas as 51 escolas de Educação Infantil e Fundamental da rede municipal. São pelo menos 10 mil alunos”, explica Mário Torres Filho, secretário-adjunto de Educação. Ele esteve na tarde dessa terça-feira (21) para acompanhar o início das atividades na UME Almerinda Monteiro de Carvalho, no Jardim Casqueiro. Juntos com os professores, três educadoras da ‘Casa da Cultura’ levaram, de forma lúdica, histórias e variadas formas de brincadeiras à criançada, incluindo a música por meio do ritmo do maracatu, pulsante, alegre e totalmente popular e inclusivo. A ‘Casa’ é um espaço que funciona na própria unidade, na antiga biblioteca, e é comandado pelo Grupo Zabelê de Cultura Popular, associação que desenvolve ações culturais e de preservação do maracatu.
“Tendo em vista que vivemos num cotidiano de internet e de jogos eletrônicos, desenvolver esse tipo de brincadeira com as crianças na escola é muito interessante pelo resgaste das brincadeiras saudáveis, que marcaram gerações. Nesse sentido, esse projeto vem ao encontro às necessidades das crianças no quesito brincar e o pessoal do Zabelê, em um trabalho conjunto com os nossos professores, tem essa premissa de trazer cantigas populares e contação de histórias. Prendem a atenção das crianças e elas respondem a contento. É nítida a percepção de que elas gostam, se envolvem e interagem positivamente com as brincadeiras propostas”, completa Mário Torres.
Apaixonada pela iniciativa e defensora do direito de brincar junto aos pequenos, Bruna Moreira Xavier afirma que o projeto tem um direcionamento. Bruna é chefe do Serviço de Pré-Escola da Seduc e destaca a função pedagógica do brincar, que se mistura ao proporcionar um ambiente de qualidade e acolhimento às crianças. “As crianças aprendem melhor por meio do lúdico. Essas são atividades que mexem bastante com o imaginário delas e crianças são muito boas quando se trata de imaginação: elas abraçam a proposta do verdadeiramente brincar, levam para casa o que elas vivenciaram e aprenderam com a atividade”, comentou.
Bruna ainda destaca que nessa ‘Semana’ não é somente brincar por brincar, o que também é importante. “O brincar dessa Semana é diferente, pois vem de um estudo específico dos professores para que tenham atividades no tempo certo, sempre de acordo com cada turma e faixa etária ”, afirma.
A Seduc desenvolve as atividades nas unidades escolares em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), instrumento que orienta o currículo nacional. Existe uma pedagogia específica que embasa as ações durante a Semana, pois o ato de brincar durante a infância promove a interação da criança com o seu cotidiano, proporcionando aprendizagens e potenciais para o seu desenvolvimento. Ao brincar diariamente, a criança amplia e diversifica seu acesso à cultura e conhecimentos. Em Cubatão, as unidades escolares efetuam o trabalho do brincar como um dos pilares do processo ensino-aprendizagem.
Incentivo à prática – Diante dessa preconização, a fim de garantir esse direito, durante a Semana do Brincar, todas as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de Cubatão são orientadas a proporcionarem momentos de brincadeiras, de jogos, de interação da comunidade escolar. Entretanto, a Seduc ressalta que as escolas do município não se restringem a oferecer esse direito apenas nesses dias; o brincar é encarado como processo pedagógico facilitador da aprendizagem.
Dia Internacional – A Semana Mundial do Brincar é uma campanha específica para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar na infância. A data foi consolidada em 1998, quando se estabeleceu que em todos anos, no final de mês de maio, seja comemorado o ‘Dia Internacional do Brincar’, que acontece normalmente em torno do dia 28 de maio. Cubatão é uma das cidades que adotou ‘Semana do Brincar’ no calendário oficial.
Texto: Secom Cubatão
Fotos: Victória Santos/Estagiária Jornalismo