Prefeitura de Cubatão lança atendimento no WhatsApp com uso de inteligência artificial

Concurso será realizado com alunos da rede para escolha do nome e do mascote

Os contribuintes do município já contam com um serviço automatizado da Prefeitura de Cubatão pelo WhatsApp (13) 3362-4402. O atendimento é feito por meio de inteligência artificial, com 17 serviços disponíveis, entre eles: segunda via de tributos e de carnês, certidão negativa, emissão de boletos, atualização cadastral, entre outros. O lançamento oficial ocorreu na manhã desta quarta-feira (10).

“A administração pública precisa acompanhar as mudanças tecnológicas, sou um entusiasta nesse sentido. A população precisa e merece ter acesso às informações em tempo real. Aos poucos, o Governo tem avançado nesse sentido, em diversas secretarias municipais”, disse o prefeito Ademário Oliveira, parabenizando todos os servidores que se empenharam na construção dessa ferramenta.

Nesta etapa, o atendimento é voltado para os serviços de Finanças. “Esse sistema foi desenvolvido por uma startup de otimização de receita e despesa. Reunimos diversos serviços da Prefeitura já feitos de maneira digital”, declarou o diretor de Receita Luiz Alberto Maia da Silva.

O programa também poderá ser útil para outras secretarias e se estender a outros serviços, como informações sobre transporte escolar, horário de funcionamento de UBS, por exemplo, conforme explicou o representante startup Gove, André Zanardi, responsável pela implantação.

O atendimento funciona 24 horas por dia. Para acessar, basta mandar um “oi” que logo aparece um menu com os 17 serviços disponíveis. Caso a dúvida ou solicitação não consiga ser respondida de maneira automatizada, um funcionário da Prefeitura responderá ao munícipe, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas. Os servidores públicos aptos para o atendimento personalizado são dos setores de Arrecadação, Procuradoria Fiscal, Cadastro Mobiliário e Imobiliário e Fiscalização de Tributos. “É uma maneira de facilitar a vida dos munícipes, que podem resolver diversos serviços onde estiver. A população só precisará vir pessoalmente em casos necessários e já orientados, com os devidos documentos”, explicou o diretor de Receita.

Vale frisar que o atendimento pelo WhatsApp não recebe áudios e vídeos nem atende a ligações. O contribuinte deve sempre entrar em contato por mensagem. “É um serviço que está passando por constante melhorias. Aceitamos sugestões dos contribuintes”, completou.

“Já temos diversos produtos tecnológicos e este é mais um que ofertamos aos munícipes. É a primeira vez que trabalhamos com uma startup. Tem sido um braço que nos dá todo o apoio, propondo a criação de serviços de inteligência. É mais uma ferramenta para um futuro tecnológico que estamos construindo”, comemorou o secretário de Finanças Genaldo dos Santos.

Concurso – durante a solenidade, também foi anunciado o concurso para escolha do nome e do mascote do serviço de atendimento automatizado. De acordo com Maria Aparecida Fernandes Ursini,  chefe do Serviço de Ensino Fundamental e Médio, vão participar alunos da rede municipal de ensino, de 10 a 14 anos, na escolha do mascote. Já para o nome, não haverá restrição de idade.

A solenidade contou com a presença de outras autoridades do Executivo. “Essa conquista representa a evolução para Cubatão. Parabenizo todos que buscam sempre melhorar o serviço público”, comentou o secretário de Governo César Nascimento. “É um grande ganho para a comunidade. O WhatsApp é uma ferramenta que a gente utiliza com facilidade em todos os lugares”, parabenizou o vice-prefeito Ivan Hildebrando. Também participaram do evento a chefe de gabinete Renata Almeida, a presidente da Associação Comercial e Industrial de Cubatão Celia Cedro, bem como servidores da Educação, Finanças e Procuradoria Geral.

Por: Marisol de Andrade/Secom
Fotos: Thiego Barbosa