Setembro Amarelo: prevenção contra o suicídio mobiliza unidades de Saúde em Cubatão

Programação ocorre em toda a cidade e se estende até o dia 29

Ao longo de setembro, as equipes da Atenção Básica e Saúde Mental de Cubatão promovem atividades, oficinas, rodas de conversas e palestras com a temática de prevenção ao suicídio em alusão ao ‘Setembro Amarelo’, que desde 2015 marca a campanha brasileira de prevenção ao suicídio. Em Cubatão, a programação ocorre em unidades da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Assistência Social.

Tem programação nesta terça-feira (12) em três locais. A partir das 8h30, tem roda de conversa sobre Saúde Mental e autocuidado na Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim 31 de Março. Às 13h30, tem roda de conversa com a médica da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Casqueiro e, às 14 horas, Saúde Mental no Conviver do Jardim Casqueiro.

No dia 13, quarta-feira, o dia começa com roda de conversa USF do Jardim Nova República às 9 horas. Às 9h30, a USF da Cota 200 promove um encontro da equipe multidisciplinar com a população e, às 11 horas, é a vez da USF Vila dos Pescadores, com uma atividade voltada para acolhimento e palestra para a equipe. No dia 15 é a vez da Vila Esperança com a palestra “Valorizando a Vida”, na Associação Chatuba.

Na semana seguinte, no dia 18, a UBS da Vila Nova promove a “Caminhada pela Vida” pelas ruas do bairro a partir das 9 horas, enquanto no mesmo horário a USF Vila Natal promove a “Sala de Espera Amarela”. Também na Vila Natal, às 13 horas, tem o encontro “Cuidando de quem cuida”. Vale ressaltar que a USF Vila Natal atende também a população do Morro do Índio enquanto a nova unidade do bairro está em preparação.

No dia 19, a agenda começa às 8h30 com a “Caminhada pela Vida” nos Pilões e, no mesmo horário, atividade de Ação de Educação Permanente na unidade do CSU. No dia seguinte (20), a USF da Vila dos Pescadores promove às 9 horas palestra e reunião com grupo de pais sobre prevenção e saúde mental no exercício da salvação. No dia 21, a UBS da Área 5 promove um café da manhã com a população local.

No dia 22, outros três encontros: roda de conversa às 8h30 na USF Mario Covas; palestra e atividade a partir das 9 horas com equipe, estagiários e munícipes na USF Vila dos Pescadores; e café da tarde, atividades e palestra “Valorizando a Vida” a partir das 13 horas USF CAIC-Vila Esperança.

No dia 25, a “Caminhada pela Vida” será realizada com saída da USF Vila Natal às 8 horas. Na USF do Vale Verde, a atividade ocorre no dia 27, com roda de conversa às 9 horas. As duas últimas atividades programadas ocorre na USF Cota 200 no dia 28 e na Cota 95 no dia 29, ambas às 9h30 com um café da manhã para a equipe e encontro “Cuidando de quem cuida”.

O mês já iniciou com atividades – A primeira ação foi realizada no dia 4 no Conviver do Centro, com uma reflexão sobre Saúde Mental em idosos. Ontem (11), o mesmo tema foi tratado no Centro POP. Também na segunda, teve atividade no Centro Comunitário da Ilha Caraguatá, com nutricionista, psicóloga e equipe de enfermagem.

Por: Alessandro Atanes/SMS
Foto: Divulgação SMS