Sutaco – Saiba como obter a carteira do artesão

Registro permite ao artesão ser reconhecido como profissional da categoria, entre outros benefícios

Artesãos de Cubatão podem obter registro da Sutaco (Subsecretaria de Trabalho Artesanal nas Comunidades), do Governo do Estado de São Paulo. Um dos objetivos é incentivar a divulgação do artesanato paulista, por meio de feiras, eventos e meios de comunicação.

Na próxima terça-feira (15), durante a V Semana do Artesanato Cubatense, haverá orientação para quem deseja obter o registro, a partir das 14 horas, no anfiteatro da Câmara Municipal. Confira a programação da Semana do Artesanato aqui.

A carteira de Artesão permite ser reconhecido como profissional da categoria em âmbito estadual (carteira Sutaco) e federal (carteira do Sicab – Cadastramento Único dos Artesãos do Brasil); acesso à plataforma Vitrine do Artesanato Paulista; acesso às capacitações promovidas pela Sutaco, PAB (Programa do Artesanato Brasileiro) e parceiros, como o Sebrae; acesso facilitado a crédito pelo Banco do Povo; participação em eventos e feiras de secretarias e instituições parceiras. A adesão ao programa é gratuita.

Como funciona o pré-cadastro:

1. Acessar o site do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB, por meio do site: www.artesanatobrasileiro.gov.br. Em seguida, clicar em “quero ser artesão”, depois em “cadastro”, em seguida “pré-cadastro” e preencher os dados conforme solicitado.
  2. Caso o artesão não possua cadastro, é preciso clicar em “crie sua conta” – assim será possível efetuar o cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal.
  3. Após autenticar o login no gov.br, o artesão deve autorizar o uso de dados pessoais no serviço do PAB. Ele será direcionado para a tela de pré-cadastro, onde se encontra o formulário para preenchimento.
  4. Quando solicitado, o artesão deve adicionar fotos dos produtos, instrumentos de trabalho e/ou de seu ateliê, além de vídeo (com no máximo 5min) que demonstre o processo produtivo do trabalho que deseja cadastrar. Esta é a etapa em que os usuários mais precisam de ajuda técnica.
  5. A solicitação será moderada pela Sutaco e o solicitante receberá as instruções por e-mail ou poderá acessá-las na página de acompanhamento, com seu login e senha. O pré-cadastro não garante a aprovação em todo o procedimento para concessão das carteiras do artesão Sutaco e Sicab.

Para mais informações e esclarecimentos, o profissional pode procurar o Departamento de Políticas Públicas para a Diversidade Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura de Cubatão, que fica na Estação das Artes – Av. 9 de Abril, 2.800 – Vila Nova.