Teatro do Kaos realiza apresentações gratuitas da peça ‘Até que tu te tornes verde’

Entre 27 de março e 2 de abril serão pelo menos 7 apresentações com entrada franca

O Teatro do Kaos realiza 7 apresentações gratuitas da peça ‘Até que tu te tornes verde’ na cidade de Cubatão. De 27 de março a 2 de abril, o público e em especial os alunos de escolas públicas da cidade poderão conferir as sessões de teatro no próprio Kaos (Praça Cel. Joaquim Montenegro, 34), no Largo do Sapo.

De 27 a 31 de março, o espetáculo será para alunos e professores da UME Padre José de Anchieta, do Jardim Costa e Silva, Escola Estadual Afonso Schmidt (Centro), Ary de Oliveira Garcia (Vila Nova), UME Bernardo José Maria de Lorena (Vila Nova) e Escola Estadual José da Costa (Jardim 32 de Março), sempre a partir das 19h. Além da gratuidade do ingresso, o projeto fornecerá ônibus para o traslado de alunos e professores até o Teatro. Já nos dias 1º e 2 de abril, as apresentações acontecem às 20h e serão abertas ao público.

O projeto é realizado com recursos de emenda parlamentar impositiva por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Cubatão. Baseada em fatos reais, “Até que tú te tornes verde” conta um pouco da história do coronel Liberato, um homem que sempre valorizou a educação e enfrentou um dos temidos integrantes do Bando de Lampião, Zé Corisco. Com direção de Fernando Neves e escrito por Cícero Gilmar Lopes, o texto é baseado nas memórias do fundador e presidente do Teatro do Kaos, Lourimar Vieira, neto do coronel Liberato (1884-1975).

A narrativa se passa no povoado do Sabiá, pertencente à cidade Oeiras, no Piauí, e retrata as lembranças do neto e fatos contados pelos familiares do coronel Liberato. Compromissado em ajudar a transformar a vida das pessoas por meio da educação, o fazendeiro chegou a contratar uma professora da cidade para ensinar os moradores do seu povoado.

Respeitado e, ao mesmo tempo, temido, o coronel era responsável por apaziguar os conflitos entre os moradores e até mesmo julgar determinadas ações, impondo penas aos que ele considerava culpados. Entre as marcantes passagens de Liberato, estão o seu acordo com a morte e o enfrentamento de um dos temidos integrantes do Bando de Lampião, o Zé Corisco.

Além das tradições e costumes da época, o espetáculo reúne fatos históricos, baião, diversão e emoção. Mais do que falar dos momentos de glória do coronel, a peça também mostra as dores do envelhecimento: a perda de memória; a confusão mental e o sentimento de solidão.

A montagem marca os 26 anos do Teatro do Kaos e os 40 anos de carreira de Lourimar Vieira. “Optamos  por mergulhar na história dos meus antepassados, em especial na vida do meu avô, o coronel Liberato. Lembro que, quando criança, ele foi na cidade e trouxe uma professora para morar na casa dele e dar aulas para todos do povoado”, destaca Lourimar Vieira.

Teatro do Kaos – Criado 11/1/97, considerado de Utilidade Pública Municipal pela Lei 2576/99 e de Utilidade Pública Estadual pela Lei 15.175/13. Há 17 anos promove a encenação “Caminhos da Independência”, que faz parte do calendário oficial da cidade de Cubatão. Encenação esta que contou com a participação de atores como Alexandre Borges, Nuno Leal Maia, Marco Antônio Gimenez, Carlos Casagrande, Gabriel Nunes e outros. Já realizou diversos projetos como o Superação e Evolução (de qualificação profissional para atores), FESTKAOS – Festival Teatro do Kaos, Mostra de Teatro Estudantil, A Escola vai ao Teatro. Diversas peças de vários estados e companhias passaram pelo Kaos ao longo de tantas décadas de história.

“Até que tu te tornes verde”

Dramaturgia: Cícero Gilmar Lopes
Direção: Fernando Neves