...

Turismo industrial foi tema de encerramento do 1º Seminário de Turismo de Cubatão

  • 3 min de leitura

Palestra do diretor de Turismo de São Bernardo do Campo, Fernando Bonísio, destacou potencial do polo industrial de Cubatão como atrativo turístico

Por ser o maior polo siderúrgico-petroquímico da América Latina, Cubatão terá grandes benefícios com a exploração do Turismo Industrial. A previsão é do diretor de Turismo de São Bernardo do Campo, Fernando Bonísio, durante a palestra nesta-sexta-feira (27), último dia do 1º Seminário de Turismo de Cubatão. Sob o tema  “Nasce uma indústria” , o seminário teve início na segunda-feira (23), no bloco cultural do Paço Municipal Piaçaguera, sendo promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Turismo.
Segundo Bonísio, o turismo industrial faz com que as pessoas conheçam as formas de produção, as estruturas das unidades produtivas (fábricas) e a tecnologia que elas empregam. “As indústrias de Cubatão, de grande e médio portes, com uma diversificada e moderna linha de produção são potencialmente grandes atrativos turísticos para um público qualificado”, disse Bonísio.
Fernando Bonísio é um dos coordenadores da bem sucedida experiência de turismo industrial implantada há uma década em São Bernardo do Campo.Em parceria com as grandes indústrias automobilísticas do município – Volkswagen, Mercedes e Scania e demais empresas de grande porte como a Basf – a Prefeitura daquele município criou um roteiro de visitas monitoradas que, só este ano, atraiu 3.500 visitantes. “ Destes, 55% vieram de outros estados ou países”, informou Bonísio.
Tecnologia – Na segunda palestra, o turismólogo e professor do Instituto Federal/Cubatão, Ewerton Henrique, falou sobre “ Tecnologia no Turismo”, explicando a importância da internet, em especial das redes sociais, hoje, para a atividade turística.
“ Atualmente, não se faz mais turismo sem consultas a aplicativos sobre o assunto e sem a troca de opiniões e informações pelas redes sociais”, disse Ewerton. Destacou outras ferramentas, como o sistema de posicionamento global (GPS), que facilita o cumprimento dos roteiros turísticos. “ A  devida exploração dos novos recursos tecnológicos, propiciados pela internet, garante o sucesso dos projetos turísticos”, assegurou.
Agenda 21– A última palestra foi feita por Valmir Ramos Ruiz, gerente regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que falou sobre o turismo na Agenda 21.Ele abordou os diversos diagnósticos e as previsões do estudo . coordenado por aquela entidade,realizado entre 2004 e 2008,  com objetivo de  planejar o futuro da cidade, também no setor do Turismo. A seguir, foi realizada uma mesa redonda, entre os palestrantes, na qual foram analisadas e debatidas propostas para o ano 2020, limite fixado pela Agenda 21.
Fotos: Marcus Cabaleiro
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito Ademário Oliveira
Vice-Prefeito Ivan Hildebrando

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais