...

UME Luiz Gustavo recebe concerto da Orquestra de Metais e Percussão da Marcial de Cubatão

  • 3 min de leitura

A escola municipal Luiz Gustavo de Lima, na Vila Natal, recebeu nesta sexta-feira (29) a apresentação da Orquestra de Metais e Percussão da Marcial de Cubatão. O concerto didático voltado para alunos do ensino fundamental teve apresentação nos períodos da manhã e da tarde. Em ambas, 48 músicos sob a batuta do maestro Alexandre Felipe Gomes, despertaram a atenção dos alunos e demais da plateia com várias interpretações, canções como Killing me Softly, Country Roles, etc. Clássicos da trilha sonora de cinema que marcaram época, como  Let it go (tema de Frosen), Tema de Moana e Grease mexeram com a imaginação dos estudantes, que puderam interagir com o maestro e músicos. O evento também teve participação do Corpo Coreográfico da Marcial com comando da coreógrafa Jully Batista e da solista Nayara Cassiano.

“O concerto didático é uma forma de nos apresentarmos em várias escolas da rede mostrando para os alunos a importância do instrumento na peça musical e a qualidade do repertório da música instrumental”, iniciou o maestro Alexandre, que revelou em sua fala que foi professor de música daquela escola. Um dos pontos alto do encontro ocorreu quando o maestro apresentou às crianças, de maneira lúdica, os sons e os  nomes de cada instrumento musical. Motivo para aguçar a curiosidade dos estudante: trombone, eufônio, saxofone, trompete (grandes e pequenos), tuba, bateria, xilofone, tímpano, piano, entre outros.

Ao agradecer aos alunos, professores e direção da escola pela apresentação de cada período, o maestro Alexandre finalizou dizendo que “os sons dos instrumentos têm o poder de nos sensibilizar de forma mágica e, como vimos aqui, não foi diferente com as crianças. É isso que  queremos inspirar e incentivar neles. Saímos daqui muito satisfeitos”.

A diretora escola Josiane Ferreira ressaltou que “foi um dia especial para nós, professores, e para os alunos, pois são eventos assim que incentivam a formação de um novo público para a música.  Importante para a nossa escola receber a orquestra, inclusive do ponto de vista pedagógico e da possibilidade de acesso que eles tiveram de assistirem a um verdadeiro show. Interessante isso, pois serviu para aumentar a vivência escolar deles com a música, com a variedade de sons e instrumentos que eles ainda não conheciam. Foi possível perceber nos olhos deles o encanto que causou”, traduziu a diretora.

O projeto é realizado pela Associação de Amigos da Banda Marcial (Asabamc) via emenda impositiva e tem apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretarias de Cultura e de Educação. O secretário de Cultura Omar Bermedo destaca que ações desse tipo reforçam o compromisso da Secult com a formação de público e a divulgação do trabalho dos artistas locais. “Estamos ao longo de 2024 realizando diversas atividades de difusão e fomento da Cultura na cidade, levando apresentações artísticas dos mais diversos tipos e segmentos para diversos bairros do município”.

Texto: Secom Cubatão
Fotos: Theo Jr/ Secom

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito Ademário Oliveira
Vice-Prefeito Ivan Hildebrando

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais