UME Maria Rosa realiza apresentações do ‘Musicalização na Primeira Infância’ nesta quarta (26)

Educação humanizada é pilar do programa, que proporciona aulas semanais de música nas escolas da rede municipal

O projeto ‘Musicalização na Primeira Infância’ tem transformando a maneira como os alunos da rede municipal vivenciam a música, promovendo desenvolvimento rítmico e melódico para crianças, além de estimular a escuta ativa, a prática em conjunto e o canto. Um marco na trajetória do projeto acontece na próxima quarta-feira (26), às 10 horas, na UME Maria Rosa da Cruz Maltez da Guarda, na Vila Natal (Rua Júlio Amaro Ribeiro, 140), quando a Secretaria de Educação (Seduc) realiza uma programação especial que inclui apresentações musicais das crianças e demonstrações das atividades realizadas ao longo do ano, na UME Maria Rosa.

O projeto ‘Musicalização na Primeira Infância’ foi criado em 2010 e, desde então, é realizado em escolas da rede municipal de ensino. Desde o início, o programa tem atuado nas unidades de Educação Infantil I, atingindo múltiplas áreas do desenvolvimento infantil, como psicomotricidade, afetividade, desenvolvimento respiratório, curiosidade e criatividade. Com encontros semanais de 30 minutos, as crianças são introduzidas ao mundo da música em pequenos grupos de 12 a 14 participantes, sempre na creche e sem a presença de responsáveis, exceto em casos de crianças com necessidades especiais.

Já as aulas de musicalização são cuidadosamente estruturadas por objetivos e utilizam materiais apropriados para bebês, sejam eles sonoros ou não. Esses materiais são confeccionados ou adquiridos pelas próprias professoras do projeto, todas pajens da rede municipal de ensino com formação técnica em música e pedagogia. Em 2022, o projeto recebeu uma verba impositiva que permitiu a compra de novos instrumentos, ampliando ainda mais os recursos disponíveis para as atividades.

Política pública também diverte – De acordo com a idealizadora Sônia Onuki, a dedicação e a competência das profissionais envolvidas também têm sido fundamentais para o sucesso do projeto. “A estrutura de atendimento e a qualidade das aulas têm proporcionado às crianças uma experiência enriquecedora que vai muito além da musicalização. Todo o processo é documentado conforme as normativas vigentes, com a intenção de transformar a iniciativa em uma política pública para a cidade”, explica.

A sede do projeto, por sua vez, está localizada na Rua Pedro de Toledo, 114, no bairro do Santa Rosa. O local é ponto de encontro para reuniões, ensaios, estudos e cursos para algumas escolas conveniadas da cidade. Além disso, o espaço está aberto à visitação de professores interessados em aprender mais sobre musicalização, oferecendo um ambiente acolhedor e repleto de informações. Para quem deseja acompanhar de perto o trabalho realizado, o projeto mantém uma presença ativa nas redes sociais, via @pmusica114, em que são compartilhadas fotos e descrições das atividades realizadas.

Por: Secom Cubatão