...

Unipar leva alunos do Programa Cubatão Sinfonia para intercâmbio musical na Sala São Paulo

  • 5 min de leitura

A Unipar, importante ator do setor químico e petroquímico, promoveu no dia 18 de outubro, imersão musical com alunos do Cubatão Sinfonia à mais importante sala de concertos do país, a Sala São Paulo. O programa é patrocinado pela companhia, que oferece aulas artísticas a crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. A criançada prestigiou uma apresentação do projeto “Descubra a Orquestra”, da Fundação Osesp, que também tem apoio da Unipar por meio da lei federal de incentivo à cultura e é dedicado a professores e estudantes da Rede de Ensino do Estado de São Paulo, oferecendo cursos de capacitação e eventos didáticos gratuitos que introduzirem o universo da música sinfônica e coral. Cerca de 40 jovens do Cubatão Sinfonia participaram da iniciativa, que teve como objetivo inspirar e promover o intercâmbio social e musical entre os atendidos pelos projetos.

“É uma novidade para todos eles, nenhum conhecia a Sala São Paulo ainda. Foi um passeio muito interessante desde a saída. Um conhecimento a mais agregado às nossas aulas de música”, cita Eder Crispim, coordenador do projeto Cubatão Sinfonia.

“Tivemos o prazer de proporcionar essa experiência para os alunos do Cubatão Sinfonia na Sala São Paulo, um espaço cultural tão importante no estado. A cultura é um elemento importante por ter a capacidade de conectar as pessoas, transformar suas percepções e estimular a criatividade e a inovação. Esses eventos reforçam uma das prioridades da nossa atuação, o desenvolvimento humano, que faz parte dos pilares da nossa abordagem sustentável”, destaca Adriano Araujo, coordenador de Projetos Sociais da Unipar.

O projeto faz parte do conjunto de mais de 40 iniciativas apoiadas pela Unipar. Dentre elas, estão instituições de impacto nacional e importantes projetos voltados para as comunidades do entorno das operações da companhia. A ação está em linha com a diretriz de sustentabilidade da empresa, que definiu o saneamento e o desenvolvimento humano como pilares para seu programa de Investimento Social Privado nos próximos dez anos.

Somente em 2023, 2,8 milhões de pessoas foram beneficiadas por 48 iniciativas apoiadas pela Unipar que, juntas, receberam investimentos de R$ 17 milhões em recursos próprios e incentivados voltados para as frentes de cultura, arte, educação, esporte, meio ambiente e ações sociais, com um olhar especial para as comunidades do entorno de suas operações.

Sobre a Unipar – A Unipar, importante ator do setor químico e petroquímico, se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. As ações da Unipar estão listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6.

A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Santo André e Cubatão (SP) e também em Bahía Blanca (Ar), além de estar construindo uma nova planta em Camaçari (BA). A empresa tem ainda duas joint ventures para autoprodução de energia renovável, com dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais.

Em 2023, a Unipar aderiu ao Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo e foi reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) como empresa Pró-Ética, selo que identifica as empresas que mantêm políticas avançadas de governança e integridade.

Sobre o projeto “Descubra a Orquestra” – Programa de educação musical da Fundação Osesp dedicado a professores e estudantes da Rede de Ensino do Estado de São Paulo. Criado em 2001, oferece cursos de capacitação e eventos didáticos gratuitos com o objetivo de introduzir o universo da música sinfônica e coral.

Estruturado em diferentes frentes de atuação, o programa promove cursos para professores com ou sem conhecimento musical prévio, oferecidos em modalidade híbrida com atividades presenciais e acompanhamento à distância. Durante a capacitação, são trabalhadas as noções básicas de elementos da linguagem musical e a ampliação dos repertórios culturais, a fim de possibilitar a construção de atividades para sala de aula e projetos interdisciplinares. Todos os cursos contam com certificado homologado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (EFAPE).

Por: Secom Cubatão com informações de UNIPAR
Foto: Diego Moura/UNIPAR

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito Ademário Oliveira
Vice-Prefeito Ivan Hildebrando

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais