...

Urbanização da Vila Esperança: Cubatão entrega 1ª fase do Conjunto Habitacional Bruno Covas nesta quarta (11)

  • 7 min de leitura

O sonho de integralizar a Vila Esperança à Cidade já é realidade e mais um capítulo desta história foi escrito nesta quarta (11). A Prefeitura de Cubatão e o Governo do Estado entregaram a 1ª fase do ‘Conjunto Habitacional Bruno Covas’ com 116 moradias de interesse social. Hoje, pelo menos 49 famílias já assinaram contrato com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). A previsão é de que todos finalmente se mudem para os apartamentos no início de 2025. “A urbanização da Vila Esperança não é apenas uma obra, um investimento: é a concretização do sonho de tornar esse bairro, o mais populoso do município, parte de Cubatão com todos os benefícios de cidade com moradia digna, infraestrutura básica, espaços de lazer e educação”, disse o prefeito Ademário Oliveira.

O prefeito acompanhou de perto o crescimento da Vila Esperança. Por 25 anos foi morador da Vila Natal, bairro situado bem ao lado. “Eu acompanhei famílias que moravam precariamente em barracos. Mudar a realidade dessas pessoas por meio de políticas públicas é maravilhoso, fazer algo para que tenham seu próprio lar com segurança jurídica, diferenciais em relação a outras conjuntos habitacionais mais antigos sempre foi o nosso sonho”, afirmou o prefeito.

A primeira família a receber a chave de maneira simbólica em uma tenda montada em frente ao edifício foi Dona Jandira e Seu José. Já o apartamento nº1, que contou com corte de fita e visita técnica, pertence à dona Vera Lúcia Pereira da Silva, aposentada, que há 32 anos está na localidade. “Estou muito feliz. Nem acredito que terei minha casinha no mesmo bairro em que vivo há tanto tempo”, comemorou. Os apartamentos foram escolhidos pelos próprios moradores em reuniões anteriores.

A cerimônia aconteceu em frente ao empreendimento que já tem endereço: Rua Zenaide de Oliveira dos Santos, nº 127, na Vila Esperança. Contou com a presença de diversas autoridades, incluindo Eli Correia Filho, Secretário Executivo de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo que na oportunidade representou o Governador Tarcísio de Freitas. “Transformar vidas em todas as áreas, especialmente na habitação, tirando famílias do risco e oferecendo dignidade: esse é o nosso papel”, afirmou o Secretário Estadual. O Conjunto Habitacional faz parte do Programa ‘Vida Digna’, do Governo do Estado. Eli Correia Filho ressaltou ainda que nem sempre uma administração consegue fazer dentro do seu tempo de gestão aquilo que idealizou e planejou, mas que em Cubatão isso foi diferente: “Aqui, o prefeito Ademário e seu time de secretariado conseguiram tirar do papel e concretizar muitas realizações e aqui está uma delas”, disse.

Essa primeira fase da urbanização vai contemplar famílias da antiga Vila Caic, removidas justamente da área que abriga o Conjunto Bruno Covas. O prédio entregue possui térreo e outros 8 pavimentos com apartamentos de 49m² de área útil com sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço. Placas de energia solar adaptam o empreendimento ao conceito moderno de economicidade. O edifício possui elevadores, salão de festas, estacionamentos, espaço para comércio no térreo do prédio e roof top, um terraço moderno que proporciona um lugar para os moradores relaxarem, curtirem um ar fresco e admirarem uma ampla vista do manguezal e da cidade. As famílias participarão de financiamento habitacional junto à CDHU com prestações que comprometam até 20% da renda familiar e terão 30 anos para pagar. “Que dia feliz e tão importante para essas famílias que terão um lar para chamar de seu”, afirmou Silvio Vasconcelos, diretor de Obras da CDHU.

Arquitetura social premiada – Esse conjunto habitacional foi idealizado e projetado por Marcos Boldarini, arquiteto premiado mundialmente pela elaboração de projetos de urbanismo com soluções inovadoras em cenários complexos, como os que se encontram em comunidades e favelas. O arquiteto fez questão de estar presente na entrega do equipamento nesta quarta-feira. Um dos diferenciais são os equipamentos de lazer, como o roof top, e as janelas ‘em fita’ que se constitui na total cobertura da fachada de um edifício com uma fita composta por janelas horizontais contínuas, sem afetar diretamente a estrutura, num conceito moderno de arquitetura.

A secretária municipal de Habitação Andrea Castro, que também é a vice-prefeita eleita, se empenhou ao longo dos últimos 8 anos para que esse conjunto habitacional saísse do papel. Na solenidade, profundamente emocionada, destacou a luta para que esse trabalho virasse realidade e falou sobre o lado social da nova arquitetura empregada na urbanização da Vila Esperança, respeitando a preexistência territorial da comunidade e aplicando o que ela chama de ‘arquitetura feminista’. “As janelas em fita propiciam que as mulheres, por exemplo, estejam em situação de sempre verem e serem vistas, isso é importante. Fachadas transparentes dão visibilidade entre espaço público e o privado em diferentes horários, o que pode representar maior sensação de segurança para as mulheres, quer estejam dentro de casa ou nas ruas”, disse Andrea Castro.

O projeto de urbanização da Vila não se resume à construção de moradias. Por meio de convênio junto ao PAC, do Governo Federal, foram realizadas todas as obras de infraestrutura do bairro, com macro e microdrenagem, pavimentação, água, esgoto, energia e o trabalho social. O entorno do complexo ainda vai receber praça, brinquedos para as crianças e duas escolas. O investimento total da urbanização do bairro chega a R$ 445 milhões por meio de verbas dos tesouros municipal, estadual e federal. Vale destacar que a área onde estão sendo construídos os condomínios pertencia à União e foi repassada ao Município por meio de acordo de cooperação técnica viabilizado pelo Serviço de Patrimônio da União (SPU).

O Conjunto Habitacional é complexo e possui, além dessa torre com os 116 apartamentos, outros 9 edifícios com 894 moradias em uma 2ª fase do empreendimento que irão receber as famílias que hoje vivem em palafitas na Vila Esperança. No total, serão 1.010 unidades habitacionais. Juntando Vila Esperança e outros projetos como Vila dos Pescadores e outros condomínios de interesse social, o objetivo do Governo Municipal, segundo o prefeito Ademário, é zerar o déficit habitacional de Cubatão em 10 anos.

Avenida Perimetral – O chefe do Executivo destacou, também, a audaciosa construção da chamada Avenida Perimetral. Uma via de borda com 9 quilômetros de extensão que nasce na Vila Natal e costura o bairro da Vila Esperança até o seu fim, no local onde atualmente estão situadas as palafitas. “A perimetral vai garantir mobilidade urbana para esta comunidade e funcionar, ao mesmo tempo, como uma como uma barreira, impedindo novas invasões no mangue”, explicou o prefeito.

O atual secretário de Governo e prefeito eleito César Nascimento também destacou que o processo é extenso e que vai trazer condições para que essas famílias vivam bem: “Vivemos uma revolução com o avanço da política habitacional em nossa cidade. Vila Esperança, Vila dos Pescadores, construção do Conjunto ‘Cubatão K’, na Ilha Caraguatá, e no Jardim São Francisco pra receber o pessoal do Núcleo Mantiqueira, além dos inúmeros processos de regularização fundiária… podemos dizer que Cubatão possui, sim, o maior processo de urbanização da América Latina se somarmos todas esses empreendimentos”.

Vila Esperança – Maior núcleo habitacional de Cubatão com cerca de 20 mil moradores. Situada às margens da Rodovia dos Imigrantes e do manguezal, se consolidou por meio de construções irregulares ao longo de décadas. O processo de urbanização do bairro é um marco no município, consolidando a política habitacional implantada na cidade desde 2017.

Por: Secom Cubatão
Fotos: Rafael Oliveira, Maiko Santana e Vitória Lopes

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais