USF do Jardim Nova República promove ação nesta quinta (20) para incentivar doação de sangue em Cubatão

Ação levará moradores e funcionários para doar sangue no Hospital de Cubatão

Nesta quinta (20), a USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim Nova República realizará ação de solidariedade e cuidado comunitário: a doação de sangue. A partir das 9 horas, a USF disponibilizará transporte até o banco de sangue, localizado na Unidade de Hemoterapia do Hospital Municipal de Cubatão (HMC). Os moradores do Jardim Nova República que desejarem participar devem enviar o nome completo para o número de celular (13) 98202-1325 e falar com Ana Melo, subdiretora da unidade de saúde.

A ação faz parte da campanha Junho Vermelho, que tem como objetivo conscientizar sobre a importância da doação de sangue, uma atividade pouco praticada por muitos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui apenas 1,4% de doadores de sangue regulares, por isso ações como a da USF se tornam cada vez mais necessárias. “A doação de sangue é um ato de amor ao próximo e pode salvar muitas vidas. Esperamos contar com a participação da comunidade para aumentar o número de doadores e fortalecer a rede de apoio aos hospitais”, destacou Ana Melo.

A USF Jardim Nova República é gerenciada pela organização social de saúde Sociedade Brasileira Caminho de Damasco, em parceria com a Prefeitura de Cubatão via Secretaria de Saúde.

Para fazer a doação é necessário:

• levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
  • estar bem de saúde;
  • ter entre 16 e 69 anos, sendo que adolescentes de 16 e 17 anos precisam do consentimento formal dos responsáveis;
  • pesar mais de 50 quilos.

As recomendações para o dia da doação incluem:

• não estar em jejum;
  • fazer um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação;
  • não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
  • evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação;
  • evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.
  • Pessoas que exercem atividades como pilotar avião ou helicóptero; conduzir ônibus ou caminhões de grande porte; subir em andaimes; e paraquedismo ou mergulho devem interromper essas atividades por 12 horas antes da doação.

O intervalo mínimo para doação, no caso dos homens, é de 60 dias, sendo permitidas até quatro doações por ano. Para mulheres, o prazo mínimo entre uma doação e outra é de 90 dias, permitindo até três doações por ano.

Os cuidados pós-doação incluem:

• evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas;
  • aumentar a ingestão de líquidos;
  • não fumar por cerca de duas horas;
  • evitar bebidas alcoólicas por 12 horas;
  • manter o curativo no local da punção por pelo menos quatro horas.

As condições abaixo, também, impedem a doação de sangue:

• diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade;
  • mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
  • pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas;
  • usuários de drogas;
  • pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Por: Secom Cubatão com informações de SBCD