As obras do futuro viaduto da Vila dos Pescadores, uma das maiores intervenções viárias da história da cidade, seguem em execução. O objetivo é promover mais mobilidade urbana local, expandindo acesso e segurança para os 9 mil habitantes do bairro. Até o momento, 133 estacas de concreto pré-moldadas, com diâmetro de 60 cm, já foram fincadas – e outras 34 estão a caminho.
A obra do viaduto e de preparação para a reurbanização do local tem um investimento de R$ 65 milhões, um efetivo de 70 profissionais e está sendo realizada pela MRS Logística, concessionária ferroviária que transporta carga pelo município, em parceria com a Prefeitura de Cubatão. O prazo estimado para a conclusão das melhorias é ainda este ano.
A intervenção faz parte do Plano de Investimentos da MRS para a renovação da concessão da empresa, aprovada em julho de 2022, pelo formador das políticas públicas para o setor: a pasta ministerial ligada aos Transportes e Logística (Ministério dos Transportes) e com o aval do Tribunal de Contas da União (TCU), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entre outras esferas de governo.
Entenda a obra – A intervenção visa entregar à população um elevado com extensão de 375 metros. O início é na Avenida Tancredo Neves, dando acesso direto à Vila dos Pescadores, garantindo mobilidade urbana para a comunidade entrar e sair do local com segurança.
Atualmente, a única entrada do bairro está situada no encontro entre a Marginal esquerda da Via Anchieta e a Av. Ferroviária, cortada pela linha férrea. Quando há movimentação de trens, o bairro fica isolado por terra. O viaduto, de mão dupla, permitirá que veículos – incluindo os de emergência e segurança – tenham movimentação garantida, ainda quando da passagem de locomotivas, o que hoje não é possível.
Execuções – Para as regiões onde não haverá cravação das estacas, ou seja, rodovia em contato direto com o terreno, está sendo retirado o solo mole, caracterizado pela superfície argilosa e de baixa resistência. Para dar sustentação, uma manta de “geogrelha” está sendo aplicada no fundo da escavação do terreno. Depois, serão colocadas duas camadas de pedra do tipo “rachão”, que ajudarão a estabilizar o solo, com travamento de bica corrida e, acima, duas camadas resistentes de “geocélula”, preenchidas com brita graduada simples (BGS) – pedras misturadas que resultam no enquadramento de uma faixa estável e duradoura. Na sequência, será executada camada de revestimento do tipo “macadame”, impermeabilizante, finalizando com camada de concreto. Todas estas etapas são realizadas utilizando especificação técnica do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER/SP).
Segurança – Para garantir a segurança de todos, é importante que a sinalização local das obras seja respeitada. Caso seja identificada situação atípica ou possível risco, o relato pode ser feito pelo telefone 0800 979 3636. Lembre-se: sempre pare, olhe para os dois lados e escute antes de atravessar a ferrovia.
Novo cartão postal de Cubatão – Além da mobilidade urbana, a obra de construção do Viaduto da Vila dos Pescadores deverá ser um novo cartão postal de Cubatão. As melhorias vão remodelar toda a área, incluindo paisagismo adequado ao meio urbano e escultura valorizando o guará vermelho. Será realizado plantio de mudas de espécies nativas como forma de compensação ambiental, incluindo mudas de Ipês amarelos, Ipês roxos e Jerivás.
Além das soluções de mobilidade urbana, o viaduto integra o projeto de urbanização da Vila dos Pescadores. Futuramente serão construídas mais de 1.000 unidades habitacionais, incluindo 80 casas flutuantes à beira do Rio Casqueiro, além de área de lazer, píer, unidades de saúde e de assistência social, e escola.
Por: Secom Cubatão
Fotos: Vitória Lopes/Secom