VOCÊ SABIA? (Atividades da Guarda Municipal)

ATIVIDADES EXERCIDAS PELA GUARDA MUNICIPAL

• PROGRAMA GUARDIÃ MARIA DA PENHA

Resultado do Acordo de Cooperação Técnica, firmado junto ao Ministério público do Estado de São Paulo, o Programa Guardiã Maria da Penha está sendo desenvolvido no município desde o mês de janeiro de 2024, com atendimento pela Guarda Civil Municipal de todas as vítimas de violência doméstica com medida protetiva encaminhadas pelo MPSP.

Em síntese, o objetivo do Programa é garantir que as medidas protetivas sejam cumpridas ou ao menos haja uma redução significativa em seu descumprimento, formando uma linha de apoio direta entre a vítima, a Guarda Municipal e o Ministério Público.

Desde o início, já passaram pelo Guardiã 23 (vinte e três)  assistidas e, em decorrência do descumprimento de medidas protetivas pelos agressores, duas prisões foram decretadas até o momento.