Volta às aulas: Cubatão recebe 15 mil alunos da rede municipal esta semana

As aulas na rede pública de ensino de Cubatão em 2024 iniciam a partir desta semana. Os 15 mil alunos atendidos nas creches, pré-escolas e unidades de ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos, começam o novo ciclo para cumprir os 204 dias letivos.

O retorno inclui novidades, como a criação de 9 salas de aula atendendo 270 alunos na UME Marta Josete unidade III e inclusão do ensino integral nas unidades Ulysses Guimarães (Vila Esperança), Usina Henry Borden (Vila Light) e mais uma sala integral na UME Amapá (Ilha Caraguatá).

Pelo menos 43 unidades municipais de ensino (UME), espalhadas por diversos bairros, têm aulas nesta segunda-feira (19), incluindo a Escola Técnica de Música e Dança ‘Ivanildo Rebouças da Silva’, na Vila Nova.

Outras escolas em que as reformas foram finalizadas na semana passada, tem limpeza agendada e reunião de pais, e retornam nos dias subsequentes, como a UME Pucciarelo na terça (20),  e na quarta (21), as unidades Luiza Cortês, Sofia Zarzur, Pernambuco, Almerinda e Minas Gerais. A UME Rui Barbosa e Maria Albertina têm aulas a partir da próxima segunda, dia 26. Os pais e responsáveis pelos alunos já foram informados sobre a mudança.

A Secretaria de Educação destaca as diversas iniciativas já implantadas que colaboram para um ambiente educacional acolhedor e funcional para os estudantes: Cubatão é a cidade pioneira na Baixada Santista por incluir telas interativas em todas as 250 salas de aulas do Ensino Fundamental. Os investimentos da Seduc nestes e outros equipamentos chegam a R$ 14 milhões. Saem as lousas de giz, entram em cena as telas digitais beneficiando mais de 9 mil estudantes do 1º ao 9º anos do Fundamental I e II. Os equipamentos possuem 90 polegadas, touchboard e internet.

Além disso, 200 mesas interativas (playtables) direcionadas à primeira infância já funcionam nas creches e salas de ensino infantil. Nelas, mais de 4 mil crianças podem ter aulas de meio ambiente, iniciação musical, trabalhar a questão da identidade, coordenação motora fina e grossa. A Seduc informa que o conteúdo oferecido pelas mesas interativas está alinhado às exigências da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, do Ministério da Educação.

Os investimentos da Seduc compreendem, também, melhorias no acesso digital como wi-fi nas escolas, além da infraestrutura de equipamentos: instalação de ares condicionados em todas as salas de aula, disponibilização de 400 TVs em creches e pré-escolas, disponibilização de carrinhos e bebê-conforto para todas as creches.

Várias unidades foram reformadas, como a UME Luiz Pieruzzi Netto e Estado do Espírito Santo, na Vila Nova.  A Secretaria de Educação (Seduc) também tem  investido no programa ‘Avança Escola’, que destina recursos de assistência financeira diretamente às Associações de Pais e Mestres (APMs) de cada unidade.

“A iniciativa proporciona mais independência e desburocratiza ações das gestões escolares, agilizando serviços de manutenção e conservação”, explica o secretário-adjunto de Educação Guilherme Amaral. Com o investimento de R$114,00 por aluno matriculado em escolas regulares, e o dobro (isto é, R$228,00) para escolas de período integral, as instituições Jayme João Olcese e João Ramalho receberam revitalização dos banheiros.

Segundo o secretário-adjunto, “além das melhorias físicas, a Seduc tem promovido a autonomia das escolas por meio do processo de gestão democrática”. Com recursos financeiros diretos da secretaria, gestores escolares têm capacidade de realizar investimentos que atendam às necessidades específicas de suas comunidades educacionais. Isso inclui a aquisição de equipamentos tecnológicos de última geração, como telas interativas e mesas perspectivas, implementadas em várias unidades de ensino do município.

Transporte escolar – A Prefeitura de Cubatão também oferece transporte escolar gratuito aos alunos. São 73 ônibus nos períodos da manhã e da tarde atendendo, até agora, 3 mil estudantes. Além disso, 7 vans escolares atendem exclusivamente estudantes com deficiências graves. A Seduc também fornece passes escolares a 600 alunos do ensino fundamental II e EJA, e para os responsáveis de alunos matriculados especialmente em creches e pré-escolas, estes somando 100 passes.

Vale informar que as inscrições para transporte escolar na cidade ainda estão abertas e podem ser realizadas presencialmente no Setor de Transportes da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), na Rua Assembleia de Deus, 435, no Jardim São Francisco, dentro do Parque Anilinas, de segunda a sexta-feira (dias úteis), das 9h às 16h.

Para efetuar o cadastro e recadastro, os alunos devem providenciar os seguintes documentos: certidão de nascimento; declaração de matrícula (2024); comprovante de residência (emitido há, no máximo, 3 meses); CPF do responsável (apenas para passe de aluno de creche); CPF do aluno (apenas para passe de aluno do fundamental II); cartão transporte da Viação Fênix, com dados atualizados apenas para passes de creche ou fundamental II. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail cadastrotransporte.cubatao@gmail.com .

Por: Secom Cubatão