Voluntários da Defesa Civil têm mais um dia de treinamentos

Ação ocorreu no último sábado (18) na sede do Corpo de Bombeiros de Cubatão

A Defesa Civil instruiu a segunda turma de voluntários para agir em situações de calamidade. No último sábado, (18), a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Cubatão (Comdec) executou o treinamento teórico e prático junto às pessoas que fazem parte do Cadastro de Voluntários. Nas instalações do Corpo de Bombeiros da cidade, a atividade do ciclo de treinamentos básicos para combate a incêndios foi realizada. Entre os membros, estavam moradores dos bairros Água Fria, Vila Natal, Mantiqueira, Vila Nova, Vila Esperança e Casqueiro.

Com o apoio do Programa Apell, os participantes aprenderam técnicas de lançamento e conexão de mangueiras, uso de extintores, além de receberem orientações sobre como lidar com situações de risco e medidas de segurança relacionadas ao uso do botijão de gás liquefeito de petróleo (GLP). O foco principal dessa capacitação é permitir que os voluntários possam identificar riscos antecipadamente e atuar no combate a eventuais sinistros. Além disso, eles também aprenderam a apoiar a equipe de bombeiros em situações de emergência, auxiliando na distribuição e conexão das mangueiras na chamada “zona fria”. Além das atividades práticas, receberam treinamento teórico sobre Defesa Civil e primeiros socorros, ampliando assim suas habilidades para atuação em situações de emergência.

Por: Secom Cubatão
Fotos: Divulgação PMC