Secretaria de Meio Ambiente realiza Campanha de Educação Ambiental

Objetivo é conscientizar os munícipes sobre a importância do descarte correto de resíduos, bem como divulgar os serviços de cata-treco e coleta seletiva da Prefeitura

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou no início desta semana (dias 2 e 3), a Campanha de Educação Ambiental, com o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte correto de lixo, além de informar os dias em que a Prefeitura realiza a coleta seletiva e a do cata-treco. Na terça-feira (2), a equipe do Departamento de Educação Ambiental esteve no Jardim 31 de Março; já na quarta (3), no Jardim Casqueiro. Ambas as ações ocorreram durante feira-livre.
“Por meio da informação, conseguimos conscientizar, educar, orientar, a maneira correta dos descartes dos resíduos e principalmente nos respectivos dias de cada bairro do município. Desta maneira, podemos ter uma cidade mais limpa, população conscientizada e contribuirmos com o nosso meio ambiente”, declarou a diretora de Educação Ambiental Patrícia Barbosa.
Confira a programação de coleta seletiva e cata-treco:

Coleta seletiva

segunda-feira: Bolsões, Ilha Caraguatá, Cj. Rubens Lara e Cj. São Judas Tadeu;
terça-feira: Jd. Costa e Silva e adjacências, Centro, Vila Couto, Vila Paulista, Vila Santa Rosa até Henry Borden;
quarta-feira: Vila Elizabeth, Sítio Cafezal, Vila Nova, Jd. 31 de Março, Jd. Costa Muniz e Cj. Manoel da Nóbrega;
quinta-feira: Jd. Casqueiro, Vila Bandeirantes, Vila Ponte Nova, Parque São Luís e Sítio São Luiz;
sexta-feira: Vila São José, Vila Natal, Caminho Dois, Cj. Mário Covas e  Vale Verde.

O que pode ser reciclado:

• jornais, revistas, papelão, folhas de caderno, cartolina, embalagem longa vida, envelopes, embalagens de papel em geral;
  • sacos plásticos, copos descartáveis, canos e tubos plásticos, baldes, peças de brinquedos, isopor, tampas, embalagens plásticas de alimentos, bebidas e de cosméticos;
  • latas de cerveja, refrigerante e conservas, panelas sem cabo, chapas metálicas, fios, arames, pregos, parafusos.

O que não pode ser reciclado:

• restos de comida, qualquer tipo de sujeira, esponjas de aço;
  • clipes, grampos, latas de inseticida, fotografias, papel higiênico;
  • fraldas e absorventes descartáveis, fita crepe, espelhos;
  • ampolas de remédios, porcelana, espuma e outros.

Para evitar mau cheiro e presença de insetos, o morador deve lavar frascos, garrafas e embalagens em geral antes de depositá-los junto à calçada.

Cata-treco

segunda-feira: Vila Esperança, Sítio Novo, Morro do Índio, Ilha Bela e Ponto Final, Coletivo, Vila dos Pescadores e Cj. Mário Covas;
terça-feira: Centro, Jd. Costa e Silva, Cj. Mal. Rondon, Jd. das Indústrias, Pq. Fernando Jorge, Jd. Anchieta, Cj. Afonso Schmidt, Jd. São Francisco, Pinheiro do Miranda, Água Fria, Sítio Cafezal, Vila Elizabeth, Vila Paulista e Vila Couto;
quarta-feira: Vila Nova, Vila S. Rosa, Vila Natal, Caminho Dois, Jd. 31 de Março, Cj. Manoel da Nóbrega e Costa Muniz;
quinta-feira: Ilha Caraguatá, Proj. São José, Proj. São Pedro, Proj. Nhapium, Proj. São Benedito e Vila São José;
sexta-feira: Jd. Casqueiro, Vila Bandeirantes, Vila Ponte Nova e Pq. São Luís, Sítio São Luiz, Cj. Rubens Lara e Cj. São Judas Tadeu;
sábado: Bolsão 7, Bolsão 8, Bolsão 9, Vale Verde e Caminho dos Pilões.
Ao longo da semana, o cata-treco passa em diferentes bairros recolhendo móveis velhos e materiais inservíveis. Cada bairro tem o seu dia e o material só pode ser depositado no dia anterior em frente à residência.
O cata-treco recolhe materiais resultantes de poda de árvores, limpeza de jardins, roçado de lotes e terrenos, móveis em geral e materiais inservíveis não recicláveis.
O cata-treco não recolhe entulho de demolição em geral; telhas, colunas e vigas de concreto; pisos, contrapisos, tijolos; cascalho, pedras; aterro, lama e materiais de escavação. Vale frisar que materiais colocados em local impróprio acarretarão multa ao responsável. Materiais como entulho de construção só serão recolhidos no limite de até 100 litros (o que equivale a três sacos). Volumes superiores desses materiais devem ser removidos por meios particulares (caçambas ou outro tipo de transporte), devidamente ensacados.
Munícipes que constatarem irregularidades, como descarte inadequado de lixo, podem entrar em contato pelos telefones 3375.2971 e 3372.6806.
Fotos: Divulgação Semam
Galeria de fotos – Clique aqui