O Centro de Cadastramento Social (CCS) realiza atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas, seguindo os protocolos adotados em razão da pandemia de Covid-19 em curso. A unidade está localizada na Rua Padre Nivaldo Vicente, 41, Centro.
O secretário de Assistência Social, Sebastião Ribeiro do Nascimento, informa que a unidade realiza ou atualiza os cadastros sociais dos beneficiados pelos programas sociais do Município, do Estado ou mantidos pelo Governo Federal.
“Registramos as informações socioeconômicas de diferentes grupos. Famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade, população em situação de rua, idosos acolhidos, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, entre outros”, elencou Nascimento.
Esses dados são utilizados como base para a concessão de benefícios e serviços, além de garantir a inserção em programas sociais, tais como o Tarifa Social de Energia Elétrica, o Benefício de Prestação Continuada e o Bolsa Família.
“Essa base de dados pode ser utilizada para o mapeamento das vulnerabilidades locais e o planejamento de ações, além de selecionar beneficiários dos programas sociais geridos pelo Município”, informou o secretário. Em Cubatão, há 11.204 famílias no Cadastro Único do Governo Federal. Desse total, 6.596 famílias são beneficiárias do Bolsa Família.