Estado lança editais do ProAC  para investimento em Cultura

Projetos ligados a teatro, dança, circo, artes visuais e música podem participar

Com um investimento recorde de R$ 200 milhões, que beneficiará cerca de 9.340 mil projetos de artistas, produtores e prefeituras, o Programa de Ação Cultural 2021 (ProAC) deve estimular a retomada das atividades culturais e criativas, fortemente impactadas pela crise gerada pela pandemia do coronavírus.
Além de incentivar a geração de renda, emprego e desenvolvimento, o Governo do Estado estima a geração de 138 mil postos de trabalho e um impacto econômico de R$ 300 milhões.
A informação foi divulgada pela Secretaria de Cultura de Cubatão, ao anunciar a publicação dos 20 primeiros editais dos programas de fomento ProAC Expresso e Expresso Direto 2021, voltados tanto para pessoa física quanto jurídica. E a partir desta terça-feira (25), estarão disponíveis os demais editais desses programas.
Para se informar sobre os regulamentos e o processo de inscrição, os interessados podem acessar o site https://www.proac.sp.gov.br/. São beneficiados projetos de Teatro, Dança, Conteúdo Infanto-Juvenil, Circo, Artes Visuais e Música.
Já as inscrições para o Juntos pela Cultura, programa de fomento e difusão online e presencial, que tem um perfil municipalista, as inscrições começaram no último dia 11 pelos sites www.juntospelacultura.org.br ou www.amigosdaarte.org.br.
Pandemia – Segundo pesquisa do Itaú Cultural, a economia criativa perdeu 458 mil postos de trabalho formais e informais entre o quarto trimestre de 2019 e o quarto de 2020, devido aos impactos da pandemia da Covid-19.
De outubro a dezembro de 2019, havia 7.137.912 trabalhadores no segmento. Nos mesmos três últimos meses do ano seguinte, houve queda para 6.679.994, uma retração de 6,4%. De acordo com a FGV, em 15 meses de paralisação, a perda é equivalente a 1,7% do PIB estadual.