Coral Canto Mágico celebra 25 anos com solenidade nesta sexta-feira (9)

Na programação, apresentações musicais, homenagens e exposição no Bloco Cultural

O Coral Canto Mágico acaba de completar 25 anos de existência e, para celebrar, a Associação Vozes da Arte, responsável pelo projeto, realizará uma solenidade nesta sexta-feira (9), às 19h30, no Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, s/nº).
A programação conta com apresentações dos coralistas e ex-integrantes do coral, além de homenagens a entidades e instituições que apoiam ou já apoiaram o projeto. Na ocasião, será entregue ao Arquivo Histórico do Município um memorial descritivo. “Com seis volumes, reúne todos os documentos de eventos, convites, fotos, encontros de corais – tudo que faz parte da história do Canto Mágico”, anunciou a coordenadora do projeto, Sônia Onuki. Além disso, haverá uma exposição com o acervo do coral, como elementos cênicos, uniformes, entre outros.
Sobre o coral – Com mais de 20 apresentações por ano, o coral encanta por onde passa. O Canto Mágico foi criado em 23 de junho de 1994, pelo qual já passaram mais de 2 mil crianças e jovens de 6 a 17 anos. O projeto é apoiado pela Petrobras, Prefeitura e Rotary Club de Cubatão. Atualmente, é composto por 65 coralistas, e cerca de 10 profissionais que atuam em diversas áreas – regência, aulas, coordenação, administrativo e comunicação. Entre os profissionais, está a ex-coralista Juliana Góes Ramos, atual regente.
Com uma metodologia própria, o coral não realiza testes para inserção de novos coralistas. “Realizamos uma audição com todos os interessados para classificar o timbre. Não reprovamos nenhuma, pois não existe criança desafinada, mas em desenvolvimento. Quanto mais ela tiver contato com a música, mais ela desenvolverá a aptidão”, explicou Sônia.
Os ensaios começaram no antigo Conservatório Municipal (hoje Escola Técnica de Música e Dança Ivanildo Rebouças da Silva), passando pela UME Minas Gerais e, há sete anos, é realizado no Rotary Club de Cubatão, na Vila Nova. Os coralistas têm aulas de técnica vocal, percussão corporal, expressão cênica, além dos ensaios de repertório.
Além do coral, a associação passou a atuar com a capacitação de educadores em musicalização infantil e musicalização de bebês. “A música desenvolve o ser de maneira muito ampla, não só no aspecto cultural e artístico. Trabalha a concentração e atenção das crianças, contribuindo para o aprendizado, além da sociabilidade – trabalho em equipe, empatia e interação com a comunidade em que elas estão inseridas”, declarou.
Para mais informações, o Canto Mágico conta com um blog onde compartilha agenda de apresentações, cursos e inscrições – https://coralcantomagico.blogspot.com/.