Campanha do Agasalho: total deste ano supera em mais de 45% os números de 2018

Foram registradas 21.571 peças, entre roupas e cobertas

Cubatão encerrou neste dia 22 a Campanha do Agasalho-2019 em termos locais, contabilizando um total de 21.571 peças de roupa, entregues em doações diretas ou nas 61 caixas de coleta espalhadas pelo Município. Além do fato de que a qualidade das peças doadas melhorou consideravelmente, destacou-se o incremento numérico, de mais de 45% sobre o total de 14.821 peças reunidas no ano passado.
Esse material vem sendo distribuído não só através dos atendimentos regulares ao público necessitado, mas também em eventos especialmente organizados nos principais núcleos residenciais da Cidade, como Água Fria, Pilões, Morro do Índio, Vila dos Pescadores, bem em tempo de evitar que as famílias atendidas sofressem com as ondas de frio que ocorreram no final de julho e início de agosto.
Campanha – Realizada em termos metropolitanos há 14 anos e em termos estaduais desde 1947, a Campanha do Agasalho busca reunir cobertores e peças de roupa destinadas a atender as famílias carentes especialmente no período frio do inverno, quando o sofrimento dessas pessoas é maior. Nessa época, a população é convidada a doar peças novas ou em bom estado, que possam ser entregues aos mais necessitados.
Em 2019, a campanha metropolitana foi iniciada em 29 de maio, prosseguindo até o dia 7 de agosto e tendo como principal evento o Bazar Metropolitano, que ocorreu em junho na cidade de Santos, cuja renda foi destinada integralmente à compra de mantas, resultando em 185 mantas para cada uma das nove cidades. Com isso, é minimizada uma das principais demandas, pois a população doa principalmente peças de roupa, sendo insuficientes os cobertores.
Apoios importantes – Além das empresas e associações cubatenses e da comunidade local, a Campanha do Agasalho contou com apoio de grupos civis sediados na região, como o Movimento Motociclístico do Brasil, fundado em 27 de julho de 2012 em São Vicente, que reuniu 700 peças de agasalho, já distribuídas pelo Fundo Social às famílias carentes do Município.
Como explicaram os integrantes do grupo, “se tivéssemos um espelho que permitisse olhar para dentro de nós mesmos, teríamos mais consciência de quem somos. Precisamos refletir sobre isso, senão vamos nos tornando cada vez mais distantes das pessoas, incapazes mesmo dos menores gestos em apoio ao próximo”.
Muitas empresas e entidades motivaram seus funcionários, instalaram as caixas de coleta de agasalhos em suas dependências (foram 61, no total) e promoveram ações diversas de apoio direto à Campanha. Registramos, entre outras: Acic – Associação Comercial e Industrial de Cubatão, Almeida Jr., Atol Utilidades, Banco do Brasil, Banco Santander, Birla Carbon Brasil Ltda., CAMP-Cubatão, Casa Abrigo, Centro das Indústrias do Estado de S. Paulo (Cide), Chaveiro Balula, CMOC Brasil (Copebras), COC/Colégio Integrado Evolução de Cubatão, Colégio ABC, Colégio Ateneu, Colégio Objetivo, Companhia Brasileira de Estireno (CBE)/Unigel, Conviver – C.R.Idoso “Antonia Bonfim de Aquino”, Detran, Ecovias (Sipat 2019), Escola Balão Mágico, Escola Politécnica Cien, Fórum Cível de Cubatão, Fundação São Francisco Xavier (FSFX)/Usiminas, Grêmio dos Servidores Municipais de Cubatão, Grupo Cesari, Hopital Ana Costa, IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de S. Paulo, Instituto Alpha, Instituto Embelezze Cubatão, Lanchonete Mc Donald’s, Messer Brasil, Parceria Imóveis, Petrobras-Refinaria Presidente Bernardes Cubatão, Polícia Militar, Projeto 10 em 1, Rotaract Jardim Casqueiro, Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Sindicato dos Químicos, Sociedade Assistencial Caminho de Damasco, Sorridents Cubatão, Supermercados Krill, Terracom Construções Ltda., UME Bernardo José Maria de Lorena e Unipar Carbocloro.
Agradecimento – O Fundo Social de Solidariedade de Cubatão, por meio de sua presidente Adeíza Monteiro Oliveira e de toda a equipe, agradece a todos os parceiros que, de alguma forma, colaboraram com esta importante campanha e ajudaram tantas e tantas famílias cubatenses, para as quais mesmo o apoio mais simples foi de enorme significação.
Ela acrescentou: “Quero ainda, em nome da comunidade, fazer um agradecimento especial às empresas que se engajaram na campanha, conscientizando seus funcionários e oferecendo instalações e meios para que fossem reunidos os materiais doados, bem como às associações, escolas e outras entidades, aos funcionários do Executivo e aos membros do Legislativo Municipal, que se mobilizaram para que a Campanha atingisse os seus objetivos, de levar conforto a quem tem frio e mais precisa de agasalho”.