Sinfônica de Cubatão abre programação do mês na Sala São Paulo neste domingo (1º)

Apresentação será às 11h dentro do projeto Concertos Matinais. Regência é do maestro Marcos Sadao Shirakawa

Pelo terceiro ano consecutivo, a Banda Sinfônica de Cubatão ocupa a belíssima Sala São Paulo, na Capital, neste domingo (1º de setembro) a partir das 11h. A banda abre a programação mensal do projeto “Concertos Matinais” que leva os melhores grupos de sopro, percussão e cordas ao privilegiado espaço de teatro. A entrada é gratuita, porém é necessário retirar os ingressos diretamente nos totens localizados no Boulevard da Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16, Centro – SP) ou pelo site bit.ly/19-matinal-cubatão.
Marcos Sadao Shirakawa, regente titular da Sinfônica, comanda o espetáculo com um repertório que traduz a excelência da equipe e uma grande pitada de brasilidade: “Suite Carmem Miranda”, composição de Alexandre Daloia; “Rapsodia Sefaradi”, de Alexandre Travassos; e “Atlantic Odyssey”, de Philip Sparke. O regente-assistente, Ulysses Damacena, conduz “Ride”, de Samuel Hazo.
A Banda Sinfônica também recebe como maestro convidado Roberto Farias, criador nos anos 1970 da então Banda Musical de Cubatão que deu origem à Sinfônica. Ele rege a estréia mundial de “Sapphire Celebration”, do inglês radicado no Brasil, Peter Koval.
“É uma grande alegria retornar mais uma vez à Sala São Paulo, esse espaço tão privilegiado para público e artistas. Vamos apresentar clássicos compostos para a formação de banda sinfônica, com todo o brilho dos metais e vigor da percussão. Será uma manhã inesquecível”, disse o maestro Sadao Shirakawa. Os Matinais na Sala São Paulo contam com o patrocínio da Eletrobras e Sabesp, e apoio do BB Seguros e ESEG.
Uma história de pioneirismo e muito boa música – Foi em plena ditadura que a Banda Musical de Cubatão surgiu dentro da uma escola pública da cidade. Roberto Farias, ainda adolescente, formou uma banda escolar e compartilhou os ensinamentos musicais que recebeu desde criança. Em pouco tempo, a banda musical tornou-se conhecida no município e em toda a região por marchar em desfile e interpretar com excelência um repertório que ia de hinos cívicos a sucessos nas rádios da época.
A Banda Musical de Cubatão venceu concursos de marchas por todo o Brasil, parando de competir no fim dos anos 70 para ser oficializada como um Corpo Estável de Cubatão. Anos mais tarde, com a inclusão de outras famílias de instrumentos, tornou-se Banda Sinfônica.
Novo modelo de gestão – A Banda Sinfônica faz parte dos Grupos Artísticos de Cubatão que retomaram as atividades agora em agosto com um novo modelo de gestão. Agora, os Corpos Estáveis funcionam por meio de dois termos de fomento. Os recursos serão destinados pela Prefeitura às organizações sociais civis sem fins lucrativos Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão (AMBSC) e Associação de Amigos da Banda Marcial de Cubatão (Asabamc).
Com isso, os Grupos serão mantidos até o fim do ano por meio de emendas impositivas da Câmara direcionadas pelos vereadores Érika Verçosa, Wilson Pio, Rodrigo Ramos Soares (Alemão), Ivan Hildebrando, Anderson de Lana Andrade e Marcio Silva Nascimento (Marcinho), com aditivo financeiro da Secretaria de Cultura. Com isso, todos os participantes dos Grupos passam a ser microempreendedores individuais (MEI), fortalecendo os artistas e gerando a profissionalização.