Servidores da Educação participam de formação sobre materiais pedagógicos acessíveis

Um dos objetivos é apresentar a cultura do “faça você mesmo”, agregando no aprendizado dos alunos com deficiência

A Secretaria Municipal de Educação de Cubatão está envolvida no projeto de Materiais Pedagógicos Acessíveis (MPA) desenvolvido pelo Instituto Rodrigo Mendes com o apoio da Fundação Lemann. Trata-se de uma formação para os educadores envolvidos no processo de escolarização de alunos com deficiência, integrantes da Educação Especial. O  objetivo é contribuir na construção de materiais pedagógicos acessíveis a partir de situações desafiadoras no processo de ensino e aprendizagem.
O projeto está em desenvolvimento e o primeiro encontro, na Secretaria de Educação de Santos, contou com presença de servidores de Cubatão e de representantes das UME Almerinda Monteiro de Carvalho, UME Padre Manoel da Nóbrega e UME Antônio Ortega Domingues, além de representantes das cidades de Santos, Guarujá e Peruíbe.
O objetivo deste projeto será o de aproximar e motivar a criação de materiais acessíveis para a educação de alunos especiais através do Movimento Maker, que é uma extensão da cultura “Faça Você Mesmo”, possuindo em sua base o conceito de que as pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos. Um dos pilares do movimento Maker é o compartilhamento de informações e tecnologia. Nesse sentido, o município de Cubatão já possui alguns projetos que foram apresentados pelos servidores presentes no encontro, sendo um deles o professor Allysson Ribeiro que já utiliza destas praticas no ensino de matemática aos alunos da Educação Especial.
Até o fim  de novembro serão outros cinco encontros presenciais e três virtuais. Os participantes criarão seus próprios projetos de materiais acessíveis inovadores com a utilização de tecnologias, como a impressão 3D. Todo o conteúdo adquirido será sistematizado e apresentado no ultimo encontro, para que posteriormente haja aplicabilidade em sala de aula.
O Instituto Rodrigo Mendes é uma organização sem fins lucrativos com a missão de colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum, contribuindo na construção de uma sociedade inclusiva. Isso gera igualdade de direitos e valoriza as diferenças humanas. Utilizam o desenvolvimento de programas de pesquisa, formação continuada e controle social na área da educação inclusiva para isso.