Escola Técnica de Música e Dança de Cubatão homenageia centenário de Claudio Santoro

Os 100 anos do nascimento do compositor serão lembrados em um espetáculo de musica e dança

A Escola Técnica de Música e Dança Ivanildo Rebouças da Silva estreia o espetáculo Santoro em Movimento – 100 anos, no dia 31 de outubro, às 20 horas, no Teatro Serafim Gonzalez – Palácio das Artes, em Praia Gande, (Av. Presidente Costa e Silva, 1600 – Boqueirão – Praia Grande). O objetivo é lembrar e saudar a importância de Claudio Santoro (Claudio Franco de Sá Santoro) compositor, regente, violinista e professor, figura fundamental para a nossa música no século XIX, que em 2019 completaria 100 anos (23 de novembro de 1919 a 27 de março de 1989). Os ingressos custam: R$20 (antecipados), R$40 (no dia da apresentação) e meia-entrada R$20.
Para esse espetáculo foram preparados 18 números que envolvem música e dança, dentre as composições de Claudio Santoro estão: Pregão da Saudade, Ouve o Silêncio, Luar do Meu Bem, entre outras, e ainda contará com a apresentação de peças de outros compositores contemporâneos a ele.
Claudio Santoro, nascido em Manaus, mudou-se ainda jovem, com apenas 13, para o Rio de Janeiro, onde com apenas 18 anos já era professor no conservatório de música, estudou na França (1948), e em 1979 fundou a Orquestra do Teatro Nacional de Brasília, atualmente Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, da qual foi regente titular, participou da criação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e foi professor fundador do Departamento de Música da Universidade de Brasília.
O músico tornou-se um dos compositores brasileiros com maior projeção e reconhecimento internacional e suas obras ainda hoje refletem os seus ideais estéticos e políticos, deixando um legado de 14 sinfonias, além de diversas obras vocais e de câmara.