Prefeitura informa – Operação dos ônibus municipais neste sábado (12)

A respeito das últimas manifestações advindas da Empresa Viação Fênix, concessionária dos serviços de transportes públicos municipais, a Prefeitura de Cubatão esclarece que já intimou a referida empresa para que mantenha a operação normal dos ônibus em sua quantidade e qualidade na cidade de Cubatão,  como prevê o atual Contrato. A paralisação ou diminuição dos serviços é passível de multa. A Administração Municipal não medirá esforços para que a população não enfrente problemas no transporte municipal, serviço considerado essencial. O Sindicato da categoria informou há pouco que os motoristas comparecerão normalmente ao serviço, e que não há débitos no pagamento dos salários.

A Prefeitura foi informada no fim desta tarde desta sexta-feira(12) pela direção da Viação Fênix de que a empresa poderia paralisar a operação do transporte coletivo a partir deste sábado(13). A Viação alega dificuldades para arcar com custos operacionais e de pessoal.
A Administração garante que vem cumprindo as obrigações de pagamento mensal do referido contrato, celebrado e acordado entre as partes e que está adimplente com os pagamentos do subsídio mensal de responsabilidade desta Municipalidade sobre cada passagem cheia (valor final de R$ 4,20 na catraca). De janeiro a julho de 2022, a Prefeitura pagou à empresa Fênix o valor de R$ 4.422.438,00 mi.
A Viação Fênix alega diferenças de custos operacionais em detrimento dos diversos aumentos dos combustíveis, autorizados pelo Governo Federal, o que não depende diretamente da Prefeitura de Cubatão. Desta forma, sensível aos diversos aclames da Fênix, o Prefeito Ademário Oliveira, solicitou à Procuradoria Geral do Município a  análise das reivindicações e alegação advindas da Viação. Porém, as solicitações da empresa causam estranheza à Administração Municipal pelo fato da concordância da Fênix sobre os referidos valores quando da assinatura do contrato.

A Prefeitura de Cubatão garante à comunidade cubatense que não permitirá prejuízos ao transporte público, bem como não onerará a municipalidade com reivindicações infundadas.