UME Jardim Casqueiro vence prêmio Internacional voltado à educação infantil

Projeto é motivo de orgulho entre professores da unidade
O projeto Brincantes por Natureza, desenvolvido na UME Jardim Casqueiro, foi o vencedor na seletiva nacional do Prêmio Meu Pátio é o Mundo, nesta terça-feira (12). O prêmio foi entregue pela Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP) em conjunto com o Instituto Arcor, que além de ter representação no Brasil, também possui na Argentina e Chile.
A premiação, no valor de R$ 4 mil, deve ser destinada a financiar aspectos específicos da execução do projeto pedagógico, que foi alinhado no relatório final que foi entregue ao Instituto Arcor, que é uma organização sem fins lucrativos criada em 2004, com a missão de contribuir para que a educação seja uma ferramenta de igualdade de oportunidades para a infância.
Brincantes por Natureza teve início em abril de 2018, com o intuito de ampliar o contato dos alunos com os quatro elementos; terra, água, fogo e ar, por meio de brincadeiras e ações educativas, estimulando o desenvolvimento motor, afetivo, sensorial, intelectual e criativo da criança, oferecendo um maior contato com a natureza, e assim, gerando diferentes experiências com diferentes materiais.
Os pais participam ativamente com atividades externas, como observar o formato de folhas pelo caminho de casa e sentir o vento em diferentes momentos do dia, sempre chamando a atenção da criança para o mundo ao nosso redor, evidenciando o contato com o mundo real, possibilitando para crianças e adultos a percepção com a materialidade das coisas, ampliando os espaços de aprendizagem e, por fim, gerando uma consciência ambiental nos alunos.
A diretora da unidade Lucilene de Oliveira Semeghini explica que o projeto nasceu quando se discutiam sobre o crescente distanciamento das crianças do ambiente natural e perceberam a importância de oferecer a elas oportunidades de contato com a natureza que enriquece o espaço escolar da unidade. “A escola se encontra em meio a árvores e plantas e desde a implantação temos aprendido muito, pois todos os educadores têm repensado os espaços, materiais e possibilidades que são oferecidos diariamente às crianças. Tudo isso já representava um imenso ganho a todos e quando inscreveram o projeto, foi uma grande surpresa e alegria saber que fomos o ganhador no Brasil”.
“A participação da comunidade escolar, das famílias e de grupos externos, como o Ecoteens da ETEC de Cubatão, já foi um grande prêmio. Mas este resultado vem para celebrar um movimento maravilhoso de estímulo de brincadeiras e respeito com a natureza, já em sintonia com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Estamos muito felizes com o resultado das práticas pedagógicas e agradecemos a Deus, a nossa família e a UME Jardim Casqueiro pela prática coletiva”, declararam as professoras Gisele Pimentel e Paula Cristina.
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI