A UME Estado de Pernambuco realiza a Caminhada do Dia Mundial de Conscientização do Autismo nesta segunda-feira (3 de abril), às 9 horas, com alunos, familiares e funcionários para alertar e sensibilizar a comunidade contra o preconceito.
Na ocasião, bexigas azuis e panfletos informativos serão entregues com apoio da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) em torno da unidade escolar, que está alojada nas dependências da UME Estado do Piauí, na R. São Luís – Vila Nova, em decorrência de reforma.
De acordo com a direção da UME Estado de Pernambuco, aproximadamente 15% dos estudantes da escola são diagnosticados ou estão em processo de investigação. Devido à demanda, é o quinto ano em que a passeata acontece.
“Não julgar e discriminar são os principais objetivos da iniciativa, visto que o foco é trazer respeito e compreensão. Autismo não se cura, se compreende”, a Secretaria de Educação (Seduc) avalia por meio da Diretoria de Educação Inclusiva (DEI).
Já a cor azul fica como alusão ao “abril azul” – mês dedicado à difusão de informações e combate ao preconceito contra pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) – pela incidência ser maior em meninos. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2 de abril de 2007.
É importante entender que o autismo não é doença, mas sim uma condição neurológica que afeta desenvolvimento de comunicação, interação social e comportamento, e que requer respeito e inclusão na sociedade.
Por: Redação/Secom
Foto: Freepik