Coletivos teatrais de Cubatão são selecionados para festival de Teatro de São Vicente

A Secretaria Municipal de Cultura informa que os coletivos teatrais cubatenses U[z]ina Coletiva e Esquadrilha Marginália e foram selecionados para participar do Festival Calunga de Teatro de Rua, da cidade de São Vicente. A mostra acontece de 18 e 28 de maio, com a proposta de fomentar a produção artística da região metropolitana da Baixada Santista por meio da troca de experiências, ações formativas e discussões sobre o fazer teatral.

A Esquadrilha Marginália participa com o espetáculo ‘De repente Tiago’ com apresentação nesta sexta (19), às 17h na Praça em frente à Escola Municipal Nilton Ribeiro, no bairro do Japuí, em São Vicente. Uma obra de realismo fantástico escrita por Ariano Suassuna, nas vivências do jovem Tiago. Personagem esse que traz consigo a representação de diversos jovens espalhados pelas periferias desse país.

Por meio do humor, e do  popular, o espetáculo cria um vínculo com o que temos de mais puro e representativo: a malemolência e expertise do povo nordestino. Com direção de Sander Newton, elenco composto por Lucas Pereira, Luiz Guilherme e Michel Do Carmo. Estreou em julho de 2016 com circulação em 8 bairros de Cubatão, o espetáculo passou por festivais como: Festa – Festival de Teatro de Santos, Festac – Festival de Teatro de Cubatão, Motim teatral.

Já a Cia U[z]ina Coletiva apresentará ‘Origem Cuipataã – Andarilhas de Uma Grande Estrada’ em 26/5, às 18h, na Praça Dário Aredes Lacerda, no Parque das Bandeiras. A obra arra retratos da história por meio da vida cotidiana e muita interação com o público. Composição de cena com a rua, musicalidade, teatro hip hop e o estudo da cidade como principal agente de pesquisa para o  espetáculo. Com provocação cênica de Vanéssia Gomes, elenco composto por Lucas Pereira, Letícia Cascardi, Mayara Andrade e JùpïRã Transeunte.

Estreou em julho de 2022 com circulação em 8 bairros de Cubatão fomentadas pelo Proac Editais número 32/2021, Festival ENcruza do Instituto Procomum, Festa – Festival de Teatro de Santos e Festac – Festival de Teatro de Cubatão. Além disso, como parte do processo da obra realizou as oficinas “Cavucando a Área” onde provoca os participantes a narrarem as histórias de seus territórios e sua dramaturgia e pesquisa cênica foram publicadas e estão disponíveis no arquivo municipal da cidade de Cubatão e na biblioteca comunitária do Galpão Cultural – Parque Anilinas.

Por: Secom Cubatão