Viaduto da Vila dos Pescadores: obras são iniciadas em Cubatão

As obras do futuro viaduto da Vila dos Pescadores, uma das maiores intervenções viárias da história da cidade, foram iniciadas em Cubatão. O objetivo da construção da nova estrutura é contribuir com a mobilidade urbana local, ampliando o acesso ao bairro que, atualmente, possui apenas uma entrada por terra que é justamente cortada pela linha férrea. A comunidade da Vila dos Pescadores tem cerca de 15 mil pessoas.

Nestes primeiros dias, as equipes de engenharia começam os trabalhos com a montagem do canteiro de obras, central de armação, carpintaria e serviço de sondagem do terreno que consiste em uma análise do local onde será realizada a obra, por meio de uma amostragem do solo e avaliações específicas em campo.

A obra do viaduto e de preparação para a reurbanização do local terá investimento de R$ 65 milhões e será realizada pela MRS Logística, concessionária ferroviária que transporta carga pelo município, em parceria com a Prefeitura de Cubatão. A intervenção faz parte do Plano de Investimentos da MRS para a renovação da concessão da empresa, aprovada em julho de 2022, pelo formador das políticas públicas para o setor: a pasta ministerial ligada aos Transportes e Logística (Ministério dos Transportes) e com o aval do Tribunal de Contas da União (TCU), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entre outras esferas de governo.

Entenda a obra – O objetivo da intervenção é entregar à população de Cubatão um elevado, com extensão de 375 metros, garantindo melhor fluxo viário e mais segurança aos que transitam na área. Terá início na Avenida Tancredo Neves, dando acesso direto à Vila dos Pescadores, garantindo mobilidade urbana para a comunidade entrar e sair do local com segurança.

Atualmente, a única entrada do bairro está situada no encontro entre a Marginal esquerda da Via Anchieta e a Av. Ferroviária, cortada pela linha férrea. Quando há movimentação de trens, o bairro fica isolado por terra. O viaduto, de mão dupla, permitirá que veículos – incluindo os de emergência e segurança – tenham movimentação garantida, ainda quando da passagem de locomotivas, o que hoje não é possível. O prazo estimado para a conclusão das melhorias é julho de 2024.

As alterações no trânsito local durante o período das obras estão sendo estudadas pela Companhia Municipal de Trânsito. Neste fim de semana não haverá alteração no tráfego local, de acordo com a CMT.

Novo cartão postal de Cubatão – Além da mobilidade urbana, a obra de construção do Viaduto da Vila dos Pescadores deverá ser um novo cartão postal de Cubatão. As melhorias vão remodelar toda a área, incluindo paisagismo adequado ao meio urbano e escultura valorizando o guará vermelho – ave símbolo da recuperação ambiental da cidade.

A MRS irá realizar o plantio de mudas de espécies nativas como forma de compensação ambiental pela supressão de vegetação para construção do viaduto: no acordo, para cada árvore suprimida, a MRS irá plantar uma árvore nativa na mesma região de implantação da obra, por meio de um projeto paisagístico para o local, incluindo mudas de Ipês amarelos, Ipês roxos e Jerivás.

Segurança – Para garantir a segurança de todos, é importante que a sinalização local das obras seja respeitada. Caso seja identificada situação atípica ou possível risco, o relato pode ser feito pelo telefone 0800 979 3636. Lembre-se: sempre pare, olhe para os dois lados e escute antes de atravessar a ferrovia.

Projeto para a Vila dos Pescadores – Além das soluções de mobilidade urbana, a Prefeitura Municipal de Cubatão apresentou, no dia 14 deste mês de junho, o projeto preliminar de urbanização da Vila dos Pescadores. Estão contemplados no projeto, mais de 1,3 mil unidades habitacionais, incluindo 80 casas flutuantes na beira do Rio Casqueiro, além de área de lazer e um píer, unidades de saúde e de assistência social e uma escola. Os custos da primeira etapa do projeto estão estimados em R$ 154 milhões.

Por: Secom Cubatão com informações de MRS Logística