Guarda Civil de Cubatão participa de cursos de aperfeiçoamento nas próximas três semanas

Capacitações estão dentro do que preconiza a Policia Federal às corporações de guardas-civis municipais

Os agentes da Guarda Civil Muncipal (GCM) de Cubatão participam de dois cursos de aperfeiçoamento nas três próximas semanas. O primeiro começou nesta segunda-feira (25). Denominado ‘Estágio de Qualificação Profissional – EQP’, com duração de duas semanas, sendo de 25 a 29/9 e de 2 a 6/10. O segundo é o ‘Curso para pilotagem, abordagem e patrulhamento com motocicletas’, a ser realizado entre os dias 9 e 13/10. Ambos serão nas formas presencial e on-line, com provas de avaliação final.

De acordo com a diretora Administrativa da GCM, Raquel Reis, o EQP é uma exigência da Polícia Federal para manutenção do porte de arma de fogo a todos os guardas-civis municipais, devendo ser realizado anualmente por conta do acordo de cooperação técnica firmado com o município. “Essas capacitações envolvem uma grade que abrange toda a atividade desenvolvida na rotina de trabalho deles. Os agentes contarão ainda, nesse mesmo curso, com aulas práticas de armamento e tiro, defesa pessoal e outras técnicas operacionais”, explica Raquel.

A outra capacitação contará com aulas teóricas e práticas. Participarão desse aperfeiçoamento 20 agentes da GCM. De acordo com o corregedor da Guarda Civil Municipal Danilo Nogueira Falcão, a intenção é de que os agentes adquiram pleno conhecimento sobre as técnicas de patrulhamento com moto. “Isso porque tal atividade requer especialmente agilidade de reação. Então, precisamos de um trabalho de excelência em nosso município e o investimento em cursos de aperfeiçoamento para os GCM é o primeiro passo”, ressalta Danilo.

Qualificação e sensação de segurança – O secretário de Segurança Pública e Cidadania de Cubatão Pedro de Sá informa que, em ambos os cursos, os guardas-civis serão submetidos a avaliações, a fim de verificar o aprendizado e o devido conhecimento sobre as técnicas ministradas. “Essa questão é muito importante, é uma indicação de que os integrantes da nossa GCM estão qualificados e dentro dos conceitos preconizados pela Polícia Federal. Ou seja, estamos atualizando nossos agentes para prestarem serviço à população, que por sua vez percebe maior sensação de segurança na cidade’’, reforça o secretário.

Por: Ismael Pereira/Secom
Foto: Arquivo PMC