Transpetro realiza treinamento de resposta à emergência nesta quarta (27) em Cubatão

A Prefeitura de Cubatão compartilha a informação sobre simulado da empresa Transpetro, que ocorre nesta quarta-feira (27), das 10:00  às 11h30, no bairro dos Pilões. Vale ressaltar que é uma atividade interna e não é aberta à Imprensa.

Contando com a participação de funcionários, comunidade e representantes de instituições parceiras, o treinamento simula uma situação de vazamento de gás na faixa de dutos do Merluza (km 022+050), localizada no bairro. O exercício faz parte de um cronograma regular de treinamentos da empresa, sempre realizados com o propósito de testar as estratégias e a efetividade das ações de resposta da companhia e de sua força de trabalho.

A ação contará com o apoio e a participação do Terminal de Cubatão operado pela Transpetro, da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) e da Prefeitura de Cubatão, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e Companhia Municipal de Trânsito (CMT), da Cetesb e do Corpo de Bombeiros. Também farão partes desta atividade  o APELL (Programa de Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências em Nível Local) e o PAM (Plano de Auxílio Mútuo) das indústrias.

Formato do Exercício – No cenário simulado, uma empresa X perfurou acidentalmente o gasoduto Merluza 16”, durante uma obra não autorizada, resultando em um vazamento de gás natural. Diante deste cenário, as equipes de contingência são mobilizadas para realizar ações operacionais a fim de eliminar o vazamento e evacuar os residentes da área de risco. Segundo a Transpetro, cerca de 100 moradores devem participar do simulado. Além disso, a empresa testará medidas de combate à poluição, ações preventivas contra incêndios e assistência às vítimas, analisando os processos de comunicação entre os diversos órgãos envolvidos. Avaliando, assim, a eficácia do acionamento das equipes, dos materiais e equipamentos necessários ao controle da emergência.

Com a iniciativa, a Transpetro informa que ”está reforçando o compromisso permanente com os rigorosos padrões de segurança em todas as suas operações, atuando de forma responsável e sustentável nas regiões em que está presente’’, explica Thiago da Costa Santos, gerente setorial da faixa de dutos de São Paulo.

Thiago Santos ressalta ainda que, há seis anos, a empresa conta com um canal oficial para contato direto com a população, feito por meio do número 168, que deve ser acionado pelos moradores vizinhos às faixas de dutos, caso eles identifiquem alguma movimentação suspeita no local ou em terrenos próximos, bem como note atividades noturnas que exalem cheiro forte de combustível e presença de carros e pessoas com mangueiras e outros equipamentos. “Neste sentido, o anonimato é garantido, a ligação é gratuita e o telefone funciona 24 horas por dia, sete dias por semana”, completou o gerente.

Por: Secom Cubatão com informações da Transpetro
Foto: Freepik