Espetáculo ‘Vila Parisi’ volta a ser apresentado em Cubatão a partir deste sábado (30)

Realizado pelo Coletivo 302, projeto tem apoio da Prefeitura de Cubatão e SESC Santos. Ficará em cartaz aos fins de semana até 22 de outubro

Após ser vencedor do Prêmio Shell de Teatro na categoria ‘A energia que vem da gente’, um dos eventos teatrais mais importantes do país, o Coletivo 302 retoma o espetáculo ‘Vila Parisi’ com nova temporada em Cubatão. As apresentações acontecem aos sábados e domingos, de 30 de setembro a 22 de outubro, sempre às 20h. O local é a Praça do Cruzeiro Quinhentista, no Jardim das Indústrias, em frente à entrada principal da refinaria de Cubatão. A entrada é gratuita.

Inspirada em pesquisas sobre a vida do extinto bairro operário, nas décadas de 1970 e 1980, durante o regime de ditadura militar, ‘Vila Parisi’ narra eventos que foram colhidos em arquivos históricos e depoimentos com antigos moradores, recuperando de forma simbólica e arquetípica pessoas e fatos de um momento da história da cidade. A encenação convida o público a mergulhar em uma vila cheia de tramas, de forma bastante interativa. Com musicalidade popular, cria experiência que passa por uma série de memórias que vão da chegada dos migrantes, das oportunidades de emprego, dos forrós em noites festivas regadas a cachaça e comida, passando pelas grandes enchentes, pelo nascimento de crianças anencéfalas, pelas violações humanas e ambientais até a extinção do bairro com o show de Roberto Carlos.

Formado por artistas da cidade de Cubatão, o Coletivo 302 é um grupo de pesquisa, reconhecido como Ponto de Memória pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. Foi fundado em outubro de 2014 e desenvolve ações culturais gratuitas em espaços públicos da Baixada Santista, como espetáculos teatrais, performances, intervenções urbanas em artes visuais, produções audiovisuais, ações ambientais e educativas. Sua pesquisa destaca a valorização da memória, identidade, pertencimento e ancestralidade do seu território de atuação e a busca pela ressignificação de seu imaginário.

O espetáculo ‘Vila Parisi’ é o primeiro de uma trilogia de obras que contam a história de bairros da cidade de Cubatão e tem a parceria do Galpão Cultural, Uzina Coletiva e Esquadrilha Marginália. Conheça mais sobre o trabalho do grupo e a agenda das atividades no site
www.coletivo302.com ou por meio do Instagram @coletivo302.

Por: Secom Cubatão com informações de Allana Santos
Foto: Divulgação Coletivo 302