...

Mascotes trazem momentos de alegria e bem-estar aos pacientes internados no Hospital Municipal de Cubatão

Ação de Terapia Assistida por Animais proporcionou a visita pra lá de especial, dos cãezinhos Mel e Bóris
  • 3 min de leitura

Pelo menos 15 pacientes do Hospital Municipal de Cubatão (HMC) receberam a visita das mascotes Mel e Bóris, dois adoráveis cãezinhos treinados para proporcionar terapia assistida por animais, o ‘Pet Terapia’. A iniciativa, que aconteceu ontem (28) à tarde, faz parte do programa voluntário de humanização da assistência adotado pelo hospital, alinhando-se com o movimento de comunicação não-violenta e humanizada, preconizado pela Prefeitura de Cubatão.

Bem-estar em quatro patas – A terapia assistida por animais é uma abordagem terapêutica que utiliza animais cuidadosamente treinados em tratamentos complementares. “Especialistas garantem que os cães, além de proporcionarem momentos de alegria e relaxamento, são capazes de influenciar positivamente no tratamento”, diz o diretor técnico do HMC, Dr. Newton Tomio Miyashita. Para o profissional, a estratégia contribui para o projeto de humanização na saúde.

Até onde se pode ir? – De acordo com o profissional da saúde, a ação é devidamente combinada com o Instituto Adimax, parceria que viabiliza os encontros, e com cada paciente. Antes de receber as visitas caninas, o munícipe internado é previamente perguntado se quer recebê-las. Aqueles que dizem “não”, são respeitados. “Esse limite se chama ‘individualização de conduta’, que é um dos pilares da humanização. Buscamos respeitar empatia, individualidade e privacidade no processo.”, afirma o Dr. Newton. Além disso, os bichinhos são tutorados.

Ampliando o cuidado hospitalar – O HMC, administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) por meio de contrato de gestão com a Prefeitura, planeja realizar visitas regulares das mascotes. A intenção é de que Mel e Bóris marquem presença no hospital pelo menos uma vez ao mês, fortalecendo ainda mais essa valiosa iniciativa de humanização.

Com o êxito das visitas, o Dr. Newton comemora o poder da Terapia Assistida por Animais, destacando que o

cuidado que vai além do tratamento médico tradicional. “A emoção que nós vimos no rosto dos pacientes que estavam internados, em tratamento, na presença do Bóris e da Mel, nossos terapeutas caninos, foi imediata. Eles trouxeram um grande clima de alegria e provocaram muita felicidade”, afirma o doutor. Esta prática também está alinhada com a Política Nacional de Humanização (PNH), que busca qualificar os serviços de saúde pública no Brasil e promover trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.

Por: Renan da Paz/estagiário de Jornalismo
Fotos: Divulgação PMC

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais