Prefeitura cria Cadastro Municipal dos Voluntários em Defesa Civil

Poderão ingressar voluntários civis e radioamadores; iniciativa também prevê a criação do Cadastro Municipal das Entidades Amigas da Defesa Civil

A população de Cubatão poderá auxiliar no aumento da segurança e redução de possíveis acidentes em áreas de risco. Trata-se do Cadastro Municipal dos Voluntários em Defesa Civil; o decreto foi publicado na edição nº 1343 do Diário Oficial do Município do dia 3/10: https://diariooficial.cubatao.sp.gov.br/search_sres.php?id=MTM0Mw==. O objetivo é capacitar e treinar os voluntários para auxiliarem nas ações da Comissão Municipal de Defesa Civil de Cubatão (Comdec).

Vale destacar que a municipalidade já conta com o Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) – elo entre a comunidade e a Administração –, por meio da Comdec.

De acordo com o decreto, haverá duas categorias de cadastro. A primeira é o voluntário civil, pessoa física que se coloca à disposição para atuar em tarefas preventivas ou assistenciais de defesa civil. Já a segunda categoria é de voluntário radioamador, pessoa física habilitada a operar estação de radioamador instalada no território estadual para restabelecimento de comunicação em situações de desastre. É preciso ser titular do Certificado de Operador de Estação de Radioamador (Coer) expedido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), interessada em integrar à Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER-SP).

O cadastro deve ser feito por meio de formulário eletrônico disponível no site da Prefeitura pelo link: https://www.cubatao.sp.gov.br/cadastro-de-voluntarios/. Neste local estão disponibilizados os dois formulários eletrônicos. Após preenchimento correto do formulário, é preciso aguardar contato da Apell-Cubatão (Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências a Nível Local), que atua junto à Defesa Civil neste projeto, convocando-o para a assinatura do Termo de Adesão ao Serviço Voluntário.

Após esse processo, será formado um grupo de 10 a 25 pessoas para capacitação e treinamento, onde serão abordados temas sobre conhecimento em Defesa Civil, identificação de riscos de desastres, noções básicas de primeiros socorros, comunicação de risco, ajuda humanitária e demais temas pertinentes.

Ao final do treinamento, os voluntários aptos para o exercício do serviço voluntário receberão certificado de participação, com validade um ano. Após esse período, o treinamento deverá ser atualizado e o cadastro, renovado.

As atividades a serem desenvolvidas pelo voluntário civil serão apoiar a Defesa Civil em palestras e treinamentos de segurança em escolas, comunidades, empresas, instituições etc.; visitar bairros para identificar de potenciais riscos e orientar a população; participar do planejamento de ações de socorro; atuar como agente multiplicador, conscientizando a população quanto a riscos e medidas de prevenção; auxiliar no apoio logístico, na organização de cadastro, triagem e separação de materiais nos abrigos, preparação de alimentos, entre outras atividades.

Já o radioamador voluntário deverá copiar e transmitir mensagens, auxiliando na comunicação para atendimento a desastres; informar sobre incidentes que tenham acontecido em sua área e acompanhar as informações sobre o desastre nos canais definidos.

Cadastro de Entidades – A Comdec também disponibilizará o Cadastro Municipal das Entidades Amigas da Defesa Civil de Cubatão, pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, sediadas ou com filiais em Cubatão que queiram colaborar nas ações de proteção e defesa civil. Entre as atividades previstas estão: doação de alimentos, roupas, calçados e produtos de higiene, entre outros itens; apoio psicológico, técnico na área de engenharia, logístico e humanitário.

O acesso ao formulário para cadastro deve ser feito pelo mesmo seguinte link:  https://www.cubatao.sp.gov.br/cadastro-de-voluntarios/.

Por: Secom Cubatão