Representantes da Prefeitura de Cubatão estiveram na tarde desta segunda (6) na UME Estado do Espírito Santo, na Vila Nova, realizando visita técnica à unidade que tem sido alvo constante de vândalos. O objetivo foi verificar as condições do próprio municipal e conversar com a direção da unidade. Estiveram presentes o prefeito Ademário Oliveira, o secretário-adjunto de Educação Guilherme Amaral, Pedro de Sá, secretário de Segurança Pública e Cidadania, e representante da Guarda Civil Municipal de Cubatão (GCM).
Nesta madrugada, mesmo com a troca dos fios de cobre pelos de alumínio na rede de energia externa, os criminosos escalaram o poste com cerca de 4 metros de altura, levando os materiais e deixando a unidade sem luz pela manhã. Durante a ação, o vigilante que estava na escola acionou a Polícia Militar (PM) e a GCM, porém o bandido fugiu. As aulas não foram afetadas, de acordo com a Secretaria de Educação. Na semana passada, os fios de energia que abasteciam a unidade também foram roubados e os vândalos chegaram a destruir o quadro de energia.
“Nosso objetivo é traçar um planejamento estratégico para prevenir ações como essas. Esse tipo de vandalismo é premeditado e com o único objetivo de sabotar a rotina escolar na unidade. Causa estranheza a viabilidade desse crime, uma vez que, agora, os fios continham alumínio. O prejuízo que fica é para a comunidade escolar e para a população”, afirmou o secretário-adjunto de Educação. A UME Espírito Santo possui 365 alunos matriculados.
A Secretaria de Segurança Pública informa que a vigilância diurna e noturna permanece na UME Espírito Santo e que o local conta com alarme e ronda constante da PM e da GCM. “Percebemos que este á mais um desafio de enfrentamento à segurança pública, mas o crime não ficará impune. Lamentamos, pois os mais prejudicados são, de fato, os estudantes”, disse o secretário de Segurança Pública.
Por: Morgana Monteiro/Secom
Foto: Divulgação PMC