Cubatão abre oficialmente os jogos da Super Liga de Vôlei da Melhor Idade

Em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (15), o município de Cubatão iniciou oficialmente os jogos das finais do Estadual da Super Liga de Voleibol Adaptado. O evento de abertura contou com o tradicional desfile das delegações, apresentações artísticas e o famoso juramento dos atletas.

O renomado Coral Raízes da Serra, formado por integrantes da terceira idade, foi o responsável pela apresentação dos Hinos Nacional e de Cubatão e cantou vários sucessos conhecidos da musicalidade brasileira (MPB). Houve ainda a participação do Grupo RodaViva, que faz apresentações no formato de ‘Danças Circulares”, também formado com pessoas com 60+.

O presidente da Confederação Brasileira de Vôlei Adaptado (CBVA), Lucas Dimarco, destacou a importância do evento como parte das políticas públicas que proporcionam vitalidade àqueles que, muitas vezes, sentem que a vida se limita com o passar dos anos. “ A realização destes jogos significa o desenvolvimento do Voleibol e do Esporte, resultando em qualidade de vida. Este é nosso principal intento com esses eventos esportivos-sociais”, definiu.

Representando o poder público municipal estavam o vice-prefeito Ivan Hidelbrando, também presidente da comissão organizadora dos jogos; César Nascimento, secretário de Governo; Daniela Paz, presidente do Conselho Municipal do Idoso; e o secretário de Comunicação Claudio Barazal.

O juramento da competição foi feito por dois atletas de Cubatão: Janete Mandaji, pentacampeã dos Jogos da Melhor Idade (JOMI), tetra campeão da etapa Estadual dos JOMI, e Rui Celso, campeão no arremesso de peso dos JOMI/2023  e também campeão da final Estadual desta competição. Logo após o juramento, houve o acendimento da Pira, símbolo dos jogos. Como forma de descontração, o evento teve apresentação musical da dupla Joel e Geovan.

Um resumo sobre a competição e programação – O voleibol adaptado conta com suas regras diferenciadas, destacando-se pela leveza e histórias de superação que prevalecem nas disputas, proporcionando uma competição repleta de respeito, amizade, empatia e determinação. Os confrontos começaram nesta (quinta-feira,16) e vão ocorrer em em cinco espaços. As disputas dos jogos acontecem no masculino e no feminino, divididas em três faixas etárias: 45+, 58+ e 68+.

O certame é realizado em duas fases, que são denominadas ‘Série Prata’, com jogos dias 16 e 17, e a ‘Série Ouro’. Nesta, as  partidas vão ocorrer nos dias 18, 19 e 20/11, sempre das 7 às 22 horas. De acordo com a organização, Só na primeira etapa estão mais de  20 Municípios e cada equipe (cidade) faz três partidas. “Cada delegação tem em média 20 participantes, totalizando 660 partidas nas três faixas etárias, masculino e feminino. A segunda fase (Série Ouro) envolve mais Cidades que a primeira (Série Prata)” explicou Rodrigo Avelino,  diretor executivo da CBVA.

Locais dos jogos – Os cinco espaços onde acontecem os jogos são: Centro Esportivo Armando Cunha, no Jardim Casqueiro; Centro Esportivo Romerão, na Vila Couto; quadras do Parque Anilinas, no Centro; na ADC Unipar e na Associação dos Deficientes Físicos de Cubatão (Adefic), ambas no Sítio Cafezal.

Vale ressaltar que a gestão administrativa do evento, incluindo prêmios e logística para a equipe técnica, é financiada pelo Conselho Municipal do Idoso de Cubatão. A Cidade ainda é responsável pela estrutura, cedendo quadras e alojamentos. A rede municipal de Educação contribui com 11 unidades escolares, que estão disponibilizando salas para receber os atletas oriundos de 65 municípios paulistas.

Vocação para receber grandes eventos – “É um orgulho para a nossa cidade receber um evento dessa grandiosidade. Nos sentimos privilegiados em termos em Cubatão pessoas de diversos municípios  do Estado de São Paulo, uma mistura interessante de sotaques e culturas, para uma competição dessa dimensão. Sintam-se acolhidas e façam bons jogos”,  comentou César Nascimento.

O secretário de Governo de Cubatão ressaltou ainda que “isso demonstra o nosso compromisso público de investimentos e de incentivos ao Esporte, sem deixar de focar nas pessoas da terceira idade, o que fortalece a inclusão social. Sem contar que esta medida também comprova a nossa vocação para receber grandes eventos”, completou. Em fala conjunta, ele e o vice-prefeito declararam abertos os jogos da Final Estadual da Super Liga de Vôlei Adaptado para Melhor Idade em Cubatão.

Texto e fotos: Secom Cubatão