...

Prefeitura de Cubatão começa ampla reforma do Bloco Cultural

Investimento chega a R$ 1,5 milhão. Entrega da reforma está prevista para o primeiro semestre de 2024
  • 3 min de leitura

A Prefeitura de Cubatão deu início à ampla reforma do Bloco Cultural, prédio situado entre o Paço Municipal e Câmara de Vereadores. Conforme a Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Públicos (Sesep), os trabalhos já tiveram início e serão realizados em duas etapas. A primeira delas consiste na substituição do telhado por um modelo termoacústico, reforma de todos os banheiros, colocação de forros minerais, além da manutenção geral nas instalações elétricas. Já para a segunda etapa, estão programadas a substituição do piso do auditório e a pintura geral das áreas internas.

Com investimento de R$ 1,5 milhão, a obra está sob gestão da Sesep. De acordo com a Administração, por se tratar de ampla restauração, a previsão é que os serviços estejam finalizados no primeiro semestre de 2024. O Bloco Cultural possui uma área de 1.136 m², ocupando um perímetro de 135 metros no cenário entre o Paço Piaçaguera e a Câmara Municipal.

Telhado  Termoacústico e Forro Mineral – De acordo com as especificações técnicas, as telhas termoacústicas ou telhas sanduíche são coberturas fabricadas com o material especial chamado PIR – Poli-isocianurato – e funcionam para inibir ruídos e mudanças externas de clima. A presença da cobertura termoacústica proporciona conforto térmico, deixando a temperatura do local amena e agradável, proporcionando economia na conta de energia, atenuando o desgaste dos aparelhos de ar-condicionado. A redução de ruídos fica entre 20 a 40 decibéis em média.

O uso desse tipo de cobertura, além de sustentável, também elimina a necessidade da construção de uma laje. Além disso, atualmente, os estreitamentos de obras não exigem alvenaria de cerâmica para isolar o ambiente. Sendo assim, basta uma cobertura termoacústica aplicada na vertical ou na horizontal, proporcionado as vantagens que ela oferece.

Quanto aos forros minerais, estes contam com fibras biossolúveis, aglutinantes orgânicos, além de argila, perlita e celulose reciclada. Por não utilizar materiais que poluem o solo, o revestimento é considerado sustentável e soma pontos para a certificação.  São placas modulares produzidas para trazer conforto acústico em ambientes que exigem o melhor tratamento do som, como escolas, auditórios, etc.

Memória Afetiva  –  O Bloco Cultural é um ponto de referência histórica em Cubatão. No coração da Praça dos Emancipadores, aglutina os poderes executivo e legislativo e já foi palco de apresentações, palestras, cerimônias, entre outros eventos que marcaram a vida de milhares de cubatenses.

“O Bloco Cultural é um símbolo da Prefeitura. Nele, se apresentaram grandes artistas locais e nacionais. Além disso, ele está na memória afetiva da população cubatense, pois milhares de moradores participaram de sua formatura ali, e de outros eventos importantes em suas vidas.  Por isso que estamos investindo para recuperar definitivamente este importante próprio público: pela importância e simbologia que este cenário representa”, afirma César Nascimento, secretário de Governo de Cubatão.

Por: Secom Cubatão
Fotos: Rafael Oliveira/Secom

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito Ademário Oliveira
Vice-Prefeito Ivan Hildebrando

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais