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Saúde de Cubatão inova com consultas por teleatendimento

Serviço foi inaugurado no Centro Integrado de Saúde
  • 2 min de leitura

Teve início nesta segunda-feira (4) a realização de consultas com especialistas de maneira remota, a teleconsulta, alternativa para facilitar o acesso a especialidades por meio de tecnologia segura e comunicação on-line. A sala do teleatendimento foi inaugurada no Centro Integrado de Saúde (CIS), onde serão realizadas as consultas.

As teleconsultas reúnem as seguintes especialidades: gastrologia, neurologia, reumatologia, urologia e cardiologia pediátrica. “É uma inovação que já tínhamos planejado por causa da dificuldade em encontrar especialistas. A Saúde é um bem maior e, assim, conseguimos reduzir custos e garantir o atendimento à população”, afirmou o prefeito Ademário Oliveira durante a solenidade de inauguração, onde teve a oportunidade de testar o canal e conversar com um dos médicos de forma on-line.

A secretária de Saúde, Andréa Pinheiro Lima, explica que o agendamento segue a mesma rotina das consultas presenciais. Após o atendimento inicial nas unidades de Saúde dos bairros, o médico de família faz os encaminhamentos necessários. “Nossa ideia é ampliar o atendimento e reduzir fila de espera. A adoção do teleatendimento faz parte da estratégia da Secretaria de Saúde de ampliação da oferta de médicos especialistas”, comentou.

Com o agendamento prévio, o paciente deverá ir até ao CIS, na antiga policlínica, onde ocorrerá a sessão. Durante a consulta, o paciente será acompanhado por uma profissional de enfermagem para auxiliar o contato. O serviço funciona como uma consulta normal, o paciente deve levar os exames, encaminhamentos e documentos necessários.

O diretor operacional da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), Johnny Kleber, contratada que executa o atendimento na Atenção Básica, destaca a ampliação do leque de serviços: “A gente acredita que com esse atendimento complementar vamos ampliar a qualidade da prestação de serviço, levando assistência em saúde para quem precisa”.

O teleatendimento ganhou força durante a pandemia de covid-19 e a consequente necessidade de isolamento social. Por conta disso, esse modelo passou a ser liberado, em caráter excepcional, pelo Ministério da Saúde. Porém, desde novembro de 2022, o Senado Federal aprovou a regulamentação da teleconsulta para todos os profissionais da Saúde.

Por: Alessandro Atanes/SMS
Fotos: Thiego Barbosa/Secom

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