Eleição do Conselho Municipal de Habitação define novos membros para o biênio 2024/2025

Pelo menos 12 conselheiros garantem representação diversificada das perspectivas e necessidades da população

O Conselho Municipal de Habitação (CMH) já tem nova formação para o biênio 2024/2025.  Entre os inscritos, 12 novos membros foram  escolhidos, distribuídos entre 6 titulares e 6 suplentes, independentemente de filiação a entidades sociais. A seleção refletiu a diversidade e representatividade dos seis setores de votação.

A eleição aconteceu em 14 de dezembro, no auditório da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento (Semed), na Vila Couto. Sob presidência da secretária de Habitação, Andrea Maria de Castro, contou com membros da Comissão Organizadora, funcionários da Secretaria e representantes da sociedade civil.

Confira a relação dos eleitos, suas associações, respectivos núcleos e setores:

Eleito Associação Núcleo Setor
Maria das Graças da Silva (titular) Munícipe Vila Noel 01
Domingos Alves da Conceição (suplente) Associação Comunitária de Amigos (ACA) Jardim Costa e Silva 01
José Domingos Quintino (titular) Associação de Melhoramentos do Caminho dos Pilões (AMCP) Pilões 02
Simone Gomes da Silva (suplente) Munícipe Cota 200 02
Vera Lúcia Leite da Silva (titular) Associação Comunitária de Amigos (ACA) Jardim Costa e Silva 03
Jaime Teodoro de Freitas (suplente) Associação Comunitária de Desenvolvimento, Ação Social e Ambiental Afonso Schmidt (ACODAMAAS) Conjunto Afonso Schmidt 03
Adriana Risalva da Silva (titular) Associação de Moradores, Esporte Lazer e Cultura (AMELAC) Bolsão 9 04
Edilson Araújo Pereira (suplente) Associação Comunitária de Desenvolvimento, Ação Social e Ambiental Afonso Schmidt (ACODAMAAS) Conjunto Afonso Schmidt 04
Sarita de Souza Gregório (titular) Munícipe Ilha Caraguatá 05
Maria Aparecida dos Santos (suplente) Munícipe Ponte Nova 05
Paulo Sérgio Cruz (titular) Munícipe/Associação Rádio Comunitária Nova Esperança Vila Esperança 06
Luciano Leal Teixeira (suplente) Associação de Melhoramentos da Vila Esperança e do Morro do Índio (AMEVE) Vila Esperança 06

Os eleitos serão empossados no início de 2024, quando terão suas vozes ampliadas nas decisões referentes à habitação no município.  Além da votação, houve apresentação dos Departamentos da Secretaria de Habitação, detalhando o andamento de projetos habitacionais em execução. A presidente Andrea Maria de Castro ainda explanou as diretrizes do Decreto 11.894, de 31 de outubro de 2023, que regulamenta o processo eleitoral e sua divulgação nos meios de comunicação.

A iniciativa é respaldada pela lei n° 4017, de 17 de julho de 2019, que reestrutura o Fundo e o Conselho Municipal de Habitação. Este Conselho é composto por representantes da Prefeitura e de diversas entidades, como Companhia de Desenvolvimento Habitacional (CDHU), Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), CPFL Energia, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Regional do Serviço Social (CRESS), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), bem como membros da sociedade civil.

Por: Renan da Paz/Estagiário Jornalismo
Fotos: Divulgação PMC