Assistência Social promove capacitação para servidores que atendem pessoas em situação de rua

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou capacitação trazendo a Cubatão o profissional Luciano Freitas Oliveira, doutor em Serviço Social. A capacitação ocorreu em 10 encontros, sendo oito deles on-line e dois presenciais que aconteceram nestas quarta e quinta (27 e 28), no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, o Ciesp Cubatão.

A capacitação foi direcionada às equipes que atuam na rede de atenção às pessoas em situação de rua. Todos os servidores vinculados ao Centro Pop e Acolhimento Institucional Casa Reintegra, além de colaboradores da Adra (Agência Adventista de Desenvolvimento Assistencial), participaram do curso. A ADRA atua nessas instituições. A abertura do curso contou  com a participação do secretário da Semas Sebastião Ribeiro Zumbi.

Segundo Viviane Teixeira, diretora  do Departamento de Proteção Especial da Semas , a promoção do curso é muito importante, pois abarca justamente aqueles servidores que estão na ponta. “São os que realmente enfrentam várias situações que requerem este preparo na forma de atuar, tendo em vista a melhor abordagem possível e a qualidade no acolhimento do nosso público-alvo, que são as pessoas em situação de rua”, ressalta Viviane.

A ideia é oferecer um atendimento humanizado, estabelecendo vínculos, protocolos de cuidado e formas de garantir a convivência. “Enfim, ficar por dentro da metodologia do trabalho desenvolvido na Política de Assistência Social voltada às pessoas de rua foram alguns dos importantes tópicos transmitidos pelo profissional que conduziu o curso, um assistente social doutor em Serviço Social. Um curso que agregou muito aos participantes, o que só eleva ainda mais o nível de atuação dos  nossos técnicos e demais colaboradores que atuam na Semas”, completou a diretora.

Por: Secom Cubatão
Foto: Secom Cubatão