Festas de fim de ano e receitas de jaca, uma combinação da UBS Cota 200

Médica com experiência de chefe de cozinha ensina a usar a fruta

Fim de ano, época de festas e também de jaca, presente em muitos quintais espalhados pela Serra do Mar. Aproveitando a fartura da fruta na região, a médica Beatriz Leite Buéssio, da Unidade de Saúde da Família (USF) da Cota 200 apresentou aos moradores do bairro algumas receitas com jaca.

Em atividade comunitária realizada no dia 18, a médica generalista, que já foi também chefe de cozinha, reuniu moradores e colegas da unidade para falar da utilização do ingrediente disponível a todos. Junto com a médica, a nutricionista Nayane Maria Santos Oliveira também trouxe informações sobre alimentação saudável.

“Aproveitei a chegada das festas de fim de ano e a época da jaca para fazer essa atividade de medicina integrativa”. A ideia principal foi apresentar como as três partes da fruta — sementes, fibra e gomos — podem ser utilizadas. Com as sementes, ela preparou castanhas de jaca com alho e páprica; com as fibras, que temperadas ficam com a consistência e gosto de frango, a receita foi um salpicão de jaca e, com os gomos e flores típicas da Serra do Mar, o preparo foi um ceviche de jaca, uma variação cubatense do prato típico da culinária peruana.

A ideia agora é a partir dos próximos encontros estimular os moradores a utilizarem o ingrediente e trocarem receitas. A médica conta que preparou também um guia sobre como preparar o ingrediente e como usar os utensílios e lançou um desafio para a próxima data: que os participantes criassem também uma receita com o palmito da jaca.

Outras ações na Atenção Básica de Saúde – Outras atividades vem ocorrendo em diversas unidades de saúde do município desde novembro. Na USF da Ilha Caraguatá, teve teste rápido de sífilis e HIV dentro das ações do Dezembro Vermelho. Outras UBS e USF – Pilões, Vila Natal,  Água Fria,  Vila São José,  Jardim Costa e Silva (CSU) e Jardim Casqueiro realizaram testes de HIV, sífilis, Hepatite B e C, e palestras de prevenção à Aids.

Na unidade da Vila Esperança II/Caic , teve conscientização com trabalhadores das obras de urbanização da Vila Esperança dentro da ação de saúde ‘Dezembro Vermelho e Laranja’. E também uma ação de Natal junto à comunidade do bairro, com atendimento médico para a família, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações sobre IST (infecções sexualmente transmissíveis) e pesagem do Bolsa Família.

Já em novembro, a USF da Vila dos Pescadores promoveu ação dentro do ‘Novembro Azul’ sobre prevenção e combate ao câncer de próstata.

Por: Alessandro Atanes/SMS e Secom Cubatão
Fotos: Divulgação PMC