Defesa Civil emite alerta sobre pancadas de chuva até sábado (27)

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Cubatão (Comdec) informa que a Defesa Civil Estadual emitiu boletim meteorológico para a Baixada Santista. De acordo com o informativo, entre quinta-feira (25) e sábado (27), há probabilidade de pancadas de chuva contínuas na região. A combinação de áreas de instabilidade atmosférica e umidade do oceano deve resultar em condições adversas, com risco significativo de tempestades, raios e rajadas de vento intenso.

O relatório ainda indica previsões de acumulados na casa dos 220mm, especialmente durante a madrugada desta quinta até a madrugada de sexta-feira (26). Neste período, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil destaca a necessidade de extrema cautela em áreas mais vulneráveis, em que há potencial para deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas, vento forte e granizo.

A Defesa Civil de Cubatão atende pelos telefones 199 e 3361-6177. Além disso, moradores da cidade podem receber alertas meteorológicos via SMS da Defesa Civil, sempre que houver mudança climática significativa ou de perigo iminente para a comunidade. Para receber os boletins de alerta, os cidadãos podem cadastrar o CEP da residência ou de qualquer outra localidade como do trabalho, enviando um SMS para 40199. O serviço é gratuito. Com esse sistema, as pessoas passam a receber alertas sempre que a Defesa Civil identificar uma situação de risco na área que abrange o CEP registrado.

Por: Secom Cubatão com informações Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo

Foto: Freepik