Período chuvoso intensifica ações da Defesa Civil de Cubatão

Três bairros receberam visita técnica das equipes nesta quarta (31)

Uma equipe da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Cubatão (Comdec) realizou, nesta quarta (31), visita  técnica aos bairros da Mantiqueira, Pilões e Água Fria. A ação faz parte da rotina do órgão e contempla o cumprimento na prática do ‘Plano Preventivo de Defesa Civil’, o chamado PPDC. Os técnicos percorreram os bairros verificando as condições do solo, movimentação de massa e de residências situadas em pontos críticos. O intuito é o de monitorar áreas por meio de instrumentos de identificação de riscos com base na previsão meteorológica, índices pluviométricos e vistorias de campo. O referido plano é executado entre 1º de dezembro e 31 de março, tecnicamente considerado período chuvoso.

Em Cubatão existem cinco áreas de risco frequentemente acompanhadas pela Defesa Civil Municipal : Pilões, Água Fria, Cota 95, Cota 200 e Mantiqueira. O plano abrange, principalmente, os locais de encosta habitados. Para fazer todo esse trabalho, os técnicos participam frequentemente de treinamentos promovidos pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), inclusive para estas operações, com oficinas do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). “É um trabalho que não para nunca. Apesar das previsões meteorológicas, a natureza é sábia e inexorável. Então, nos cabe fazermos a prevenção e medição das condições com base nas previsões técnicas e decorrentes dos fenômenos da natureza”, afirma Pedro de Sá, o titular da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (SSPC), pasta à qual pertence a Comdec.

Balanço das atividades de 2023 – De acordo com a SSPC, no ano de 2023 foram realizadas 171 ações entre vistoria após ventania, incêndio, inundação, medição de ruído, deslizamento, queda de árvores sobre residências, colapso de moradias, vazamento de produtos perigosos  e ocorrências industriais.  Também ofereceu treinamento de segurança em conjunto com a Refinaria Presidente Bernardes para cerca de 50 servidores da Secretaria de Educação, incluindo professores. Além disso, houve reuniões e ações com quase 1.000 moradores dos bairros Jardim Costa e Silva, Conjunto Afonso Schmidt, Pilões Água Fria e Vila Elizabeth.

A Comdec também integrou 7 simulados durante o ano, envolvendo  1.066 participantes, sendo  na EMAE, em duas ocasiões, para moradores do Pilões e Água Fria, a Unipar com comunidades das UMEs Rio Grande do Sul e São Paulo, Iara – Cub1 para moradores e estudantes da Vila Light, RPBC junto à comunidade da Vila Elizabeth, voltada a pescadores e canoístas, além da Transpetro com o pessoal do Caminho dos Pilões, e da Ecovias direcionada a moradores que habitam próximo à Rodovia dos Imigrantes.

Rede Municipal de Educação – Não só de trabalho técnico vive a Defesa Civil Cubatense;  também trabalha a conscientização, formando multiplicadores de informação. Neste sentido, de acordo com indicações da Secretaria de Educação (Seduc), alunos do 6º ano  de 9 escolas municipais receberam palestras com temas sobre o que é a Defesa Civil e sua importância para a sociedade, com abrangência sobre percepção de riscos e medidas de segurança a tomar antes, durante e após um desastre. As palestras foram transmitidas a 984 alunos.

Cadastro de voluntários – A Comdec destaca também que em 2023 foi criado o Cadastro de voluntários da Defesa Civil. Os interessados podem se inscrever por meio do site oficial da Prefeitura de Cubatão. Passam por treinamentos básicos e o objetivo central é preparar a comunidade para que tenha resiliência, resposta imediata, quando alertada para um evento indesejado e estritamente enquadrado no nível emergencial. Também foi recentemente criado o Conselho Municipal de Defesa Civil (Comudec).

Notificações via SMS – Outra importante ferramenta utilizada no PPDC são os boletins de alerta por SMS, em que os munícipes podem cadastrar seus celulares para receber os avisos por mensagem de texto sempre que houver mudança climática significativa ou de perigo iminente à comunidade. Para receber as notificações, os cidadãos devem cadastrar o CEP da residência ou de qualquer outra localidade, como por exemplo do trabalho, enviando um SMS para 40199. O serviço é gratuito.

Por: Secom Cubatão
Fotos: Secom Cubatão