Semana do Artesanato tem inscrições para abertas para aulas de capacitação e viagem a Embu das Artes

Interessados devem se inscrever de 9 a 11 de março, na Casa 2 do Parque Anilinas

A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e o Departamento de Políticas Públicas para Diversidade Cultural, promove a 3ª Semana do Artesanato Cubatense. O evento, bastante esperado pelos profissionais da área, ocorrerá entre 17 a 20 de março e contará com palestras, oficinas e gincanas.
Para participar das atividades voltadas para a capacitação (aulas de artesanato e de gastronomia) e também da viagem a Embu das Artes, os interessados devem se inscrever de 9 a 11 de março, sempre das 9h às 16h, na Casa 2 do Parque Anilinas (Av. Nove de Abril, 2275). A viagem a Embu que será no dia 15 tem por objetivo conhecer a feira naquela cidade, conhecida em todo o Estado. Contará com monitoria da Secretaria de Turismo de Embu. A saída acontecerá às 8h, no Parque Anilinas. Já as oficinas de artesanato serão dias 18 e 19. No dia 20 de março, a atividade será voltada para gastronomia.
Palestra, exposição e entrega de carteirinhas da Sutaco – A abertura do evento será no dia 17, a partir das 14h, no salão da Associação Comercial e Industrial de Cubatão – ACIC (Rua Bahia, 171) e contará com palestras, bate-papo e desfile de artesanatos. A programação visa promover técnicas de artesanato, valorização profissional e negócios. O objetivo é motivar os participantes a seguirem as novas tendências do mercado, incentivando o crescimento deste setor que tem grande valia para a economia de Cubatão.
Também compõe o evento a tão aguardada entrega das carteirinhas da Sutaco (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades do Estado de S. Paulo), conferindo reconhecimento profissional para 67 artesãos em nível estadual e federal. Entre os vários benefícios, encontra-se a liberação para que os artistas participem, por todo o país, de feiras específicas do tema.
Este é terceiro ano de realização do evento. Em 2018, o foco do evento foi ajudar os artesãos a alavancar suas vendas de modo virtual, quando o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) trouxe palestras referentes ao empreendedorismo. Foi realizando também um curso de fotografia para os artesãos, que aprenderam a expor, de forma correta, seus produtos na internet.
Em 2019, o foco partiu para o Cooperativismo e Associativismo, ensinando os participantes que ações coletivas tendem a fortalecê-los. Apresentando modos de acesso a políticas públicas – possibilitando ações que diminuem os custos de produção, de desenvolvimento a atividades inovadoras, acesso a mercados, agregação de valor ao produto, dentre outras.
Neste ano de 2020, o tema é Visão e Motivação. E com exposições, as atividades programadas buscarão trazer um novo leque para o desenvolvimento do setor econômico que estes artesões se enquadram.
Confira a programação completa:
15/3 (domingo) – Viagem para Embu das Artes (monitorada pela Secretaria de Turismo de Embu)
Saída às 8h do Parque Anilinas e retorno às 17h
17/3 (terça-feira) – (13h30 às 18h) Abertura Oficial
14h00 – Abertura
14h15 – Palestra Motivacional;
15h00 – Gincana;
15h30 – Apresentação Cultural;
16h00 – Coffee Break;
16h30 – Desfile de Modas;
17h00 – Inscrição para carteira da Sutaco (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades) e Carteira Nacional do Artesão (Programa do Artesanato Brasileiro);
18 e 19/3 (quarta-feira) – Oficina na Casa 2 – Parque Anilinas
14h às16h – Oficina de Artesanato