Projeto ‘Integra Cubatão’ leva pessoas com deficiência a passeio até o interior paulista

Um hotel fazenda situado na cidade de Socorro, no interior paulista, é o destino certo da viagem para 20 pessoas com deficiência, todas acompanhadas por seus responsáveis. A ação, a segunda do tipo, é da Prefeitura de Cubatão por meio da Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (PCD),  ligada à Secretaria de Assistência Social (Semas). Com muita expectativa e ansiedade notória no rosto de cada um dos contemplados, a turma embarcou na manhã desta segunda (4) e só volta no final da tarde de quinta-feira (7).

Segundo os organizadores, a ação faz parte do Projeto ‘Integra Cubatão’ que tem objetivo de incluir socialmente pessoas com deficiência. Como da primeira vez, em novembro do ano passado, o local escolhido foi um hotel fazenda, complexo turístico em Socorro com equipamentos adaptados, estruturado com completa área de lazer e diversas atividades recreativas de turismo rural para crianças e adultos.

Elas ainda têm a oportunidade de  conhecer um espaço com brinquedos radicais, também adaptados. Como suporte profissional, a turma está acompanhada de dois representantes da Casa da Esperança e três da Semas. “O primeiro passeio foi considerado por todos do grupo um sucesso. As crianças curtiram e gostaram da boa estrutura oferecida. Todos curtiram cada momento, e dessa vez tenho certeza de que não será diferente”, ressaltou Tico Barbosa, assessor de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência de Cubatão.

Texto e fotos:  Secom Cubatão