CMT informa alteração de sentido de direção da Rua Dom Pedro I, na Vila Nova

Motoristas devem ficar atentos: a Companhia Municipal de Trânsito de Cubatão (CMT) informa que a Rua Dom Pedro I, na Vila Nova, passa a ter sentido único de direção a partir desta terça (5). A rota obrigatória de carros será sentido Vila São José ou Centro/bairro. Já foram instaladas placas de sinalização informando sobre a modificação, além de pintura de solo.

A alteração tem por base a implementação do sistema binário de trânsito no bairro, com intuito de melhor a trafegabilidade e mobilidade urbana da região. De acordo com a CMT, a mudança segue todos os critérios técnicos necessários ao melhor atendimento viário. Na prática, o projeto transforma as ruas do bairro, de mão dupla, em vias se sentido único. As duas primeiras ruas que receberam a mudança foram a XV de Novembro (Rua 1) e Sete de Setembro (Rua 2). Na primeira, o sentido segue para o Centro; na outra, para a Vila São José.

O objetivo é que da rua XV de Novembro, conhecida como ‘Rua 1’, até a rua Arlindo Leandro, a ‘Rua 12’, passem por essa transformação ao longo dos meses. A mudança é uma alternativa de mobilidade urbana para a localidade. De acordo com a CMT, a medida foi necessária por conta do aumento do fluxo de veículos na cidade. O sistema binário visa a melhoria na fluidez do trânsito, transformando ruas paralelas e próximas em vias de sentido único, tornando a circulação mais segura.

“Este início será pedagógico, para que as pessoas se acostumem à modificação até a mudança de direção da via se tornar um hábito”, comentou Jeferson da Silva, superintendente da CMT. Ainda de acordo com Jeferson, é importante ressaltar que as vias que já têm sentido único permanecerão como estão. A Companhia Municipal de Trânsito explica que realizou reuniões com a comunidade do bairro para discutir as mudanças, antes da implantação.

Por: Secom Cubatão